logo

Conecte conosco

Com foco no cidadão, Governo do Tocantins implanta  Núcleo de Identificação que facilitará a emissão da carteira de identidade em Itaguatins

O Núcleo, de número 109, foi instalado em uma das salas da 17ª Delegacia de Polícia Civil de Itaguatins 

O município de Itaguatins, localizado no extremo norte do Estado e distante cerca de 650 km da capital, Palmas, acaba de receber mais um importante benefício que visa trazer mais dignidade e cidadania aos mais de seis mil habitantes que residem na cidade. Trata-se do mais novo Núcleo de Identificação, que foi entregue à população local pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), durante cerimônia realizada no final da tarde desta sexta-feira, 17.

Dotado com equipamentos e servidores treinados para atender a população, o Núcleo, de número 109, foi instalado em uma das salas da 17ª Delegacia de Polícia Civil de Itaguatins e tem o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços de emissão da primeira e segunda via da carteira de identidade (RG), e também do atestado de antecedentes criminais. O horário de funcionamento será de segunda à sexta, das 8 às 14 horas.

A Inauguração do 109º Núcleo de Identificação de Itaguatins se tornou possível graças à parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Prefeitura Municipal de Itaguatins, por meio de assinatura de termo de cooperação técnica. A Nova unidade é vinculada ao Instituto de Identificação do Tocantins, que por sua vez está ligada à Polícia Científica do Tocantins.

A chegada do novo espaço cidadão ao município traz mais conforto e comodidade aos moradores de Itaguatins, que não mais precisarão se deslocar para outros centros como Augustinópolis, distante aproximadamente 60 km, Tocantinópolis, que fica a 70km, ou mesmo Imperatriz, que fica localizada no estado vizinho do Maranhão, distante mais de 50 km para solicitar a confecção do RG, que agora poderá ser feita em Itaguatins.

“Todos, enquanto cidadãos, querem ter seus direitos garantidos e querem usufruir dos serviços públicos no lugar onde moram. Ter um Núcleo na sua cidade é um verdadeiro resgate da cidadania, pois facilita o acesso a um documento muito importante”, ponderou o governador Wanderlei Barbosa.

Mais cidadania

Para o secretário-executivo da SSP, Reginaldo de Menezes Brito, que é nascido e criado em Itaguatins, e que no ato, representava o secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa Mota de Oliveira, a instalação do Núcleo de Identificação no município cumpre um papel muito importante que é o de levar cidadania a toda a população.

“É com imensa alegria e felicidade que entregamos hoje a população de Itaguatins mais esse importante espaço que vem para suprir essa reivindicação antiga da população e será responsável por emitir o RG, documento tão relevante, quanto necessário para o efetivo exercício da cidadania. Como filho da terra sei das dificuldades de deslocar dezenas, às vezes centenas de quilômetros para tirar o RG. Portanto, a chegada desse Núcleo, representa mais uma vitória de toda a população”, frisou o secretário-executivo.

A diretora do Instituto de Identificação, Naídes César, destacou a relevância da chegada do Núcleo a Itaguatins, ressaltando que os serviços que agora passam a ser oferecidos vêm ao encontro das demandas da população. “A implantação do Núcleo de Identificação aqui em Itaguatins, reforça o comprometimento do Governo do Tocantins e da Segurança Pública em facilitar o acesso de todos os cidadãos, a emissão de carteira de identidade, bem como de atestado de antecedentes criminais a todos os que precisem do serviço, independente da região que encontrem”, afirmou.

Comunidade local

Ao falar sobre a implantação do Núcleo de Identificação em Itaguatins, a prefeita Maria Ivoneide Barreto destacou os benefícios que a chegada do órgão trará aos moradores da cidade: “A instalação desse Núcleo de Identificação na nossa cidade é muito significativa e vem em boa hora, pois visa atender a uma demanda antiga da população que precisa solicitar a emissão de seu RG”, ressaltou.

Maria Ivoneide também reforça que com a disponibilidade dos serviços em Itaguatins, os moradores não mais precisarão percorrer longas distâncias, em busca desse documento que é tão importante para a realização de vários atos da vida civil. “Além disso, temos o aspecto econômico, visto que os cidadãos não mais precisarão dispor de recursos para ir até outro município, ou mesmo estado vizinho em busca de sua identidade”, disse a gestora.

Segundo o professor Inaldo Santos Moreira, a implantação do Núcleo de Identificação de Itaguatins é de grande relevância para a comunidade local, pois é um benefício que contempla a todos, independentemente da faixa etária. “A chegada desse serviço ofertado pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com a Prefeitura Municipal, nos deixa muito contentes, pois nosso povo conta agora com mais um benefício que atenderá, sobretudo, aqueles que mais precisam, visto que, como educador, sempre constatamos a necessidade de ações que venham a suprir as carências e necessidades de toda a população”, disse.

Conforme o delegado-chefe da 17ª DP, Antônio Bandeira, a inauguração desse núcleo de identificação de Itaguatins é um grande avanço para os moradores da cidade, que antes precisavam ir para outros municípios, percorrendo até 100 km, a fim de retirar seu RG. “O Núcleo de Identificação facilita e muito a vida dos cidadãos de Itaguatins, pois traz mais segurança e economicidade, visto que, a retirada do RG é um ato de extrema importância para o exercício dos atos da vida civil”, disse a autoridade policial.

Presenças

O evento também contou com as presenças dos deputados estaduais Jair Farias, Ricardo Ayres e Wanda Monteiro, autoridades civis e militares, além de população em geral.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.