logo

Com a participação especial da comunidade indígena, 4º BPM desfila em Gurupi, comemorando o dia da Independência

Solenidade cívico-militar e desfile da tropa do 4º BPM marcam as comemorações do Dia da Independência em Gurupi. Além do Colégio Militar de Gurupi – CPM VII, a Unidade contou com a participação especial da comunidade indígena da aldeia Boa Esperança.

Na manhã deste sábado, 07, o 4º Batalhão de Polícia Militar – 4º BPM desfilou em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento cívico-militar foi coordenado pela prefeitura de Gurupi, através da Secretaria de Educação e contou com a participação especial da comunidade indígena da aldeia Boa Esperança, situada no município de Formoso do Araguaia.

A Polícia Militar, força auxiliar, reserva do Exército Brasileiro, mantém o civismo e o amor à Pátria, exteriorizados pelo respeito aos símbolos nacionais e tradições militares, dentre elas, o desfile da Independência, que acontece na maioria das cidades brasileiras. Em Gurupi não foi diferente, a tropa do 4º BPM também participou das comemorações.

A solenidade teve início no prédio administrativo da prefeitura municipal, situado na avenida Maranhão, esquina com a rua 01, centro, onde aconteceu o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Tocantins e de Gurupi.  O ato cívico-militar contou com a presença do Comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza, de autoridades do poder Executivo, Legislativo, do Corpo de Bombeiros e a comunidade em geral. Durante a solenidade a Banda de Música da Polícia Militar entoou o Hino Nacional e da Independência. O Hino de Gurupi também foi entoado.

Logo em seguida, como de estilo adotado pelo município, o prefeito municipal Laurez Moreira e demais autoridades assistiram o desfile num palanque disponibilizado na avenida Goiás, esquina com a rua 05. Ao todo, 16 escolas municipais e sete estaduais participaram das comemorações, que contou ainda, com o desfile do Colégio Militar de Gurupi, da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Neste ano, o desfile do 4º BPM foi precedido por um “pelotão” da comunidade indígena da aldeia Boa Esperança, sob a direção do cacique Micael Javaé. A ação de inclusão social contempla o planejamento das ações do Proerd da Unidade, que realizará o curso para os indígenas neste mês de setembro.

As autoridades e público presente elogiaram e parabenizaram o 4º Batalhão pelo entusiasmo e brilhantismo da tropa durante o desfile e também pela iniciativa de inclusão da comunidade indígena.

O Comandante da Unidade destacou que o desfile da independência representa um momento ímpar de demonstração de civismo, respeito à Pátria e comprometimento da Polícia Militar com a comunidade.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.