logo

Conecte conosco

Colégio Estadual de Araguaçu desenvolve projeto sustentável para reciclagem de materiais que impactam o meio ambiente

O Colégio Estadual João Tavares Martins, em Araguaçu, região sul do estado, realizou entre 31/05 à 04/06 o projeto de conscientização sobre a importância de se desenvolver atitudes sustentáveis em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, consagrada na primeira semana de junho e consequentemente o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho.

Reduzir, reutilizar e reciclar determinados materiais que causam impactos negativos ao meio ambiente, são agentes multiplicadores de práticas sustentáveis. Eles transformam positivamente o meio ambiente local.

O projeto é a união das disciplinas de Biologia e Química, uma atividade pedagógica interdisciplinar das professoras, Karinna Gomes (Química) e Raquel Resende (Biologia).

Dividido em dois momentos, foram discutidas ações sobre a importância da preservação e conservação da Biodiversidade e no fim, foi proposto um trabalho de pesquisa aos estudantes, para que eles pudessem desenvolver um senso crítico sobre se ter consciência ambiental.

Os alunos desenvolveram projetos de preservação e conservação do meio ambiente, apresentados num formato de vídeo. Após isso, confeccionaram papéis reciclados.

O desenvolvimento dessa atividade proposta, era analisar o quanto a reciclagem é uma aliada na preservação do meio ambiente. Toda atividade foi orientada remotamente, por meio do WhatsApp e da plataforma Google Meet, pois as aulas presenciais ainda não retornaram no município.

Gabriel Lopes, da 1ª Série do Ensino Médio, disse que “discutir a importância da reciclagem na escola é de extrema importância, principalmente porque neste período de pandemia há um aumento no lixo produzido. Precisamos aprender a reciclar para diminuir o desmatamento e o lixo. É necessário avaliar os efeitos da ação humana para a garantia da sustentabilidade do planeta”, afirmou Gabriel.

Todos os trabalhos de reciclagem com assessoramento das professoras, foi filmado e enviado pelos alunos, com explicações sobre cada etapa dos processos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.