logo

Conecte conosco

Coapa encerra programação de aniversário com lançamento oficial das obras de ampliação de armazém

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) completa 23 anos de fundação neste domingo, 27 de junho, e para celebrar essa importante data realizou uma série de eventos ao longo desta semana, sempre obedecendo as normas sanitárias. Para fechar a programação, membros do Conselho de Administração lançaram oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 25, as obras de melhorias estruturais da Unidade de Armazenagem I, localizada em Pedro Afonso.

Serão investidos mais de R$ 20 milhões para ampliar a recepção e secagem de grãos e em serviços necessários para utilização de toda a capacidade já instalada, que passará de 240 toneladas/hora para 480 toneladas/hora. A meta é que os serviços estejam prontos até o final deste ano para recebimento dos grãos da safra 2021/2022.

Os recursos financeiros para realização das obras são provenientes dos próprios cooperados, que em maio deste ano aprovaram a integralização de capital de 1% sobre a produção entregue nos armazéns da Coapa.

O vice-presidente da Coapa, Laércio Diana, lembrou que as áreas de produção de grãos têm aumentado significativamente nos municípios onde a Coapa atua e, consequentemente, o volume de grãos também cresce. Por isso, segundo enfatizou, investir na ampliação e em melhorias do armazém é importante para suprir a demanda dos cooperados por armazenagem.

“Essa nova etapa visa aumentar significativamente a capacidade de recepção e secagam de nossa principal unidade armazenadora, possibilitando assim uma maior agilidade na recepção das safras de grãos”, completou o presidente Ricardo Khouri.

O diretor-secretário Luiz Gilberto Ramos fez coro com os demais dirigentes e destacou que os investimentos irão melhorar, ainda mais, os serviços prestados pelo armazém.

Após o lançamento foi servido um café da manhã, no refeitório, com a participação dos colaboradores da Unidade de Armazenagem I.

Programação

Dentro da programação para celebrar o 23º aniversário da Coapa também ocorreu, na quinta-feira, 24, a inauguração do Memorial do Cooperado. Instalado no auditório da cooperativa, o espaço preservará a memória de associados que contribuíram com o desenvolvimento da cooperativa e, infelizmente, já faleceram. Na ocasião, foram homenageados Artur Ferreira Hordones, Alberto Marques da Silveira, Antônio de Sousa Aguiar (Tonzinho), Elton Valdir Schmitz, Emiliano Câmara Portilho, Gilberto Caixeta Borges, João Carlos Vieira da Silva, João Fernandes Pereira (João Português), José Francisco Amaral, Nelci Sgorla e Sebastião Antônio de Carvalho.

Na mesma data foi lançado o Dia de Cooperar – Dia C Edição 2021. Neste ano, a Coapa, a Cooperativa dos Educadores de Pedro Afonso (Coed) e o Sicredi pretendem arrecadar uma tonelada de alimentos não perecíveis, que posteriormente serão entregues a famílias da região. Em outra iniciativa, as cooperativas em parceria com o Grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) e a Prefeitura de Pedro Afonso vão revitalizar a Praça Ecológica IFTO, até então uma área degradada que foi transformada no Dia C de 2015 e atualmente é um dos principais cartões postais pedroafonsinos.

A programação de aniversário da Coapa ainda contou com homenagem a 32 colaboradores que trabalham há mais de cinco anos na cooperativa, e realização de cafés da manhã para cooperados, colaboradores e visitantes em todas as unidades.

História

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) foi funda em 27 de junho de 1998, em Pedro Afonso, por um grupo de 28 produtores rurais do Prodecer III – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados que se organizou para garantir melhores condições de trabalho e comercialização de produtos agropecuários.

Atualmente possui 320 cooperados, entre produtores de grãos e agricultores familiares, em 15 municípios tocantinenses.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.