logo

CIOPAER – TO participa das comemorações do Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública em Brasília

Equipe multimissão da Secretaria da Segurança participou de sessão solene no Senado Federal e fez a demonstração ao publico da aeronave utilizada diariamente pela unidade aérea

Na tarde desta sexta-feira (28), o Estado do Tocantins, por intermédio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER – TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, se fez representar em Brasília – DF, por ocasião das comemorações em homenagem ao Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública do Brasil, que é celebrado neste sábado, 29 de junho.

Na capital federal, às 14h, a equipe de tripulantes do “Tocantins 01”, como a aeronave da Segurança Pública é conhecida, participou de uma sessão solene para homenagear os servidores que atuam nas missões na área. A cerimônia foi realizada no plenário do Senado Federal, com a presença de profissionais da aviação de segurança pública de vários órgãos, tais como: Detran, Receita Federal, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Militar, dentre outros.

Em seguida, a equipe mutmissão a bordo do helicóptero da SSP – TO deslocou-se até o gramado do Congresso Nacional, onde as celebrações tiveram continuidade com a exposição estática ao público de aeronaves das forças de segurança do Distrito Federal e também o helicóptero, modelo Esquilo B3, do Tocantins.

A homenagem aos servidores públicos que atuam na área da aviação de segurança pública foi proposta pelo senador Izalci Lucas, que ressaltou a importância da aviação de segurança pública para o Brasil e para os brasileiros. Ao propor a sessão especial, o senador afirmou que a aviação de segurança pública e defesa civil há muito tempo deixou de ser um privilégio e se transformou em realidade. O parlamentar também enfatizou que, diariamente, homens e mulheres cruzam os céus, de Norte a Sul do Brasil, de forma heróica, atuando em desastres, salvando vidas e protegendo o cidadão, como ficou patente nas inúmeras missões aéreas de resgate e salvamento realizadas pelas forças de segurança, por ocasião da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

O dia 29 de junho, data comemorativa nacional da aviação de segurança pública, foi instituído por meio do decreto de 20 de junho de 2007, publicado no Diário Oficial da União nº 118, de 21 de junho do mesmo ano. A escolha da data faz referência às comemorações de São Pedro, padroeiro do Estado do Rio Grande do Sul.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.