logo

Conecte conosco

CineSesc vai exibir duas películas emocionantes dia 14

Neste mês de outubro, o Sesc Tocantins está promovendo uma programação especial para o CineSesc: é o mês Sesc Amazônia das Artes, uma mostra dos filmes com representantes que compõem a Amazônia Legal.

No dia 14 serão exibidos os curtas “Passar Uma Chuva” de Aron Miranda (AP) e “Dias de Aterro” de Dhárcules Pinheiro (AC). Ainda na programação estão “Riso Riso Desafio” (21/10), “Nossas Histórias No Muro” (21/10) e no encerramento da programação do CineSesc, será exposto no dia 28 o documentário “Nazaré Encantada”. O CineSesc acontece sempre às 19h, nas cidades de Palmas, Gurupi e Araguaína. Vale lembrar que todas as sessões são gratuitas. Informações pelo telefone (63) 3212-9949 ou pelo e-mail [email protected].

Selecionados pela curadoria do Amazônia das Artes, a mostra de filmes é uma janela para cineastas independentes e fora do eixo e uma oportunidade para o público conhecer a pluralidade e os olhares da produção cinematográfica realizada na região amazônica. Os curtas metragens em exibição têm como objetivo principal levar reflexões e comover o público, através de fatos reais do cotidiano vivenciados por moradores da região local.

Passar Uma Chuva (14/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Durante uma chuva que já dura 60 anos, Nonato Leal reflete sobre sua vida e sua música. Classificação: Livre.

Dias de Aterro (14/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Raimundo Martins, Maria do Socorro e Aquino Cordeiro são catadores do aterro de inertes de Rio Branco, Acre. O documentário narra a história de vida desses trabalhadores, mostrando o cotidiano no aterro e refletindo sobre o conceito de lixo, meio ambiente e economia. Classificação: Livre.

Rio Riso Desafio (21/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Documentário Relatos dos pescadores e pescadoras do Poti Velho, bairro mais antigo de Teresina, capital do Piauí, no Nordeste brasileiro. Antes de surgir a cidade, no mesmo local, existia uma pequena vila onde a principal atividade era a pesca, característica que se mantém até hoje, quase três séculos depois. Classificação: Livre.

Nossas Histórias no Muro (21/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Em maio de 2019, três artistas venezuelanos foram até o Latife Salomão, um abrigo na cidade de Boa Vista, RR, onde moram 159 mulheres e crianças venezuelanas em situação de refúgio no Brasil. Diana, Génova e Andy também eram migrantes, mas chegaram lá com uma outra intenção—de encher de cores as paredes cinzas do abrigo. Passaram dias no espaço, trocando histórias com as residentes e convidando elas a participar no planejamento e na pintura do mural. O resultado é uma obra que reflete as histórias das mulheres migrantes que convivem no abrigo, mulheres que cruzaram rios e fronteiras à procura de uma vida melhor. Cada vez mais, as mulheres fazem um papel de protagonista nas histórias globais de migração. No Latife Salomão, elas percebem a sua força representada em dezenas de cores. Classificação: Livre.

Nazaré Encantada (28/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Por meio de relatos sobre os mitos como boto, cobra-grande, curupira, matinta pereira, é possível se aprofundar nas relações sociais, vivências, impressões, bagagens, tradições, práticas e costumes de um grupo, que conscientemente ou não, vem revertendo a condição de subjugada e recalcada para uma atitude empoderada e descolonizadora. A trilha sonora, também sobre os mitos e tradições da comunidade, complementa o encantamento dentro do universo ribeirinho. Histórias pessoais e coletivas imprimem na obra “Nazaré Encantada” um legado de respeito e reconhecimento ao povo beiradeiro. Classificação: Livre.

Sesc Amazônia das Artes
O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.

Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Serviço
Cultura – CineSesc Tocantins
Ação: Programação CineSesc no dia 14 outubro – Sesc Amazônia das Artes
Passar Uma Chuva (14/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Dias de Aterro (14/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Rio Riso Desafio (21/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Nossas Histórias no Muro (21/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Nazaré Encantada (28/10, às 19h em Palmas, Gurupi e Araguaína)
Data: 14, 21 e 28 de outubro
Horário: 19h
Local: CineSesc Palmas (Centro de Atividades Sesc Palmas na 502 Norte), CineSesc Gurupi (Unidade Operacional no Setor Engº Waldir Lins) e CineSesc Araguaína (Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes)
Entrada: gratuita
Informações: (63) 3212-9949

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.