logo

Conecte conosco

Cine Sustentável Sicredi vem pela primeira vez a Tocantins, com oficina de fotografia e cinema ao ar livre em Ipueiras

Projeto itinerante inteiramente gratuito com apoio da Fundação Sicredi segue sua rota pelos estados de Goiás e Tocantins, até o próximo dia 29.  No Tocantins, o projeto acontece em Ipueiras, na quarta-feira, 26

O Cine Sustentável Sicredi chega nesta quarta-feira, dia 26 de junho, a Ipueiras, em Tocantins. Nesta etapa, o projeto itinerante inteiramente  gratuito vai abrir sua tela inflável em 11 cidades dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Goiás. 

A atual rota do Cine Sustentável Sicredi no Mato Grosso do Sul, já passou porJatei, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul; Cacoal, em Rondônia, São José do Povo, Pontes e Lacerda, Colider Santa Rita do Trivelato, todas no Mato Grosso, além de Aragarças, em Goiás. 

O projeto chega agora  ao Tocantins, especificamente em Ipueiras, (quarta-feira, 26/06), antes de voltar a Goiás para encerrar em Orizona, no sábado, dia 29 de junho,  o seu  roteiro pelo Centro-Oeste e Norte do país.

Apoiado pela Fundação Sicredi, que há anos viabiliza projetos culturais pelo Brasil, o Cine Sustentável Sicredi abrange a maior parte da extensão territorial do país, levando cultura e entretenimento para todas as regiões do país. 

Desde o ano passado, o Cine Sustentável passou pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Agora são mais cinco estados até o final do mês. Com isto o projeto irá atingir 15 estados brasileiros.  Em suas várias etapas, o projeto tem a mesma proposta conceitual e diferentes parcerias.

 

O circuito de cinema gratuito em praça pública traz a novidade pioneira de operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia fotovoltaica de captação da energia solar – uma energia limpa, renovável e econômica.

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade.

Os participantes receberão instruções básicas sobre fotografia, que colocarão em prática mostrando os mais diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento. 

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário específico de cada localidade, produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves, além de um curta e um longa-metragem. Abrindo cada sessão de cinema, haverá uma apresentação cultural a cargo de um grupo ou artista local.

Toda a programação é gratuita e cada uma das sessões de cinema utilizará exclusivamente a energia fotovoltaica para realização das exibições. Haverá distribuição, também gratuita, de pipoca para o público presente, antes e durante as sessões de cinema.

 

Programação de Ipueiras – TO – quarta-feira , 26 de junho

O local e horário da oficina de fotografia serão definidos e divulgados oportunamente. 

Já a sessão de cinema será na Praça Elias de Sena, a partir das 18h 30min.

 

Filmes

  • Documentário da cidade – produção de 2024 da Cinear com direção de Inácio Neves;
  • Sobre Amizade e Bicicletas – curta metragem de ficção dirigido por Júlia Vidal (12 min);
  • Sing, Quem Canta Seus Males Espanta  – animação infantil com direção de Christophe Lourdelet e Garth Jennings (1h e 50min).

 

O PROJETO

O Cine Sustentável Sicredi tem por objetivos difundir o cinema e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão. 

O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema. Esse documentário aborda e enfatiza a temática da diversidade e acessibilidade, dando voz ao cidadão comum.

Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.

O Cine Sustentável Sicredi é uma realização conjunta da Cinear Produções, Muito Mais Promoções e Ministério da Cultura, com o patrocínio da Fundação Sicredi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA