logo

Conecte conosco

Ciclistas apoiam ação de conscientização sobre segurança ferroviária

Ação faz parte do programa Braços Abertos da VLI, que ocorreu no Terminal de Porto Nacional (TO)

O Terminal Integrador de Porto Nacional, no Tocantins, recebeu a visita de dezoito ciclistas do Grupo Bike Anjo, público-alvo de uma ação do programa Braços Abertos da VLI voltada para a conscientização sobre segurança ferroviária. Entre as atividades promovidas durante o encontro, uma palestra, ministrada pelo supervisor das operações ferroviárias da VLI, Henrique Guimarães, abordou dicas sobre como realizar travessias seguras pela linha férrea e riscos no entorno da ferrovia e das composições.

“Na palestra demos dicas para uma travessia mais segura. Entre elas, não atravessar em locais não sinalizados, como também não utilizar atalhos, às margens da ferrovia. Explicamos ainda que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Então, todo cuidado é pouco”, explicou o supervisor das operações ferroviárias, Henrique Guimarães.

O ciclista Rodrigo Pena Leite, um dos participantes da palestra, entende bem a importância desses cuidados. Em 2002, ele sofreu um acidente envolvendo um trem, em Belo Horizonte (MG). “Estava de táxi e o motorista, ao atravessar o cruzamento da ferrovia, não olhou bem e acabamos sendo atingidos por um trem. O susto foi grande, mas, por sorte, ninguém saiu machucado. Na palestra descobri quanto tempo o trem leva para parar totalmente, por exemplo. Vou repassar esse conhecimento, e os demais, adiante”, ressaltou Leite.

Durante a visita, que integra o programa Braços Abertos, os ciclistas puderam conhecer um pouco mais sobre o universo da logística e como ocorre a integração entre rodovia e ferrovia. O Terminal Integrador de Porto Nacional recebe caminhões, transfere cargas (grãos) para estruturas de armazenamento e destina o produto para os vagões. Dessa forma, a produção agrícola segue rumo ao litoral maranhense pela Ferrovia Norte Sul (FNS).

O programa de visitas Braços Abertos tem o objetivo de apresentar as operações da companhia às comunidades das regiões onde a VLI opera. No sábado, 23, o Terminal de Porto Nacional recebeu também doze estudantes do curso Técnico em Enfermagem do SENAC, que assistiram a palestras sobre temas como saúde e segurança. Instituições interessadas em participar do programa Braços Abertos podem enviar uma solicitação pelo site da VLI, no endereço www.vli-logistica.com.br/fale-conosco/.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Neste mês de novembro, conquistou o 1º lugar no ranking setorial do Guia “Melhores Empresas Para Trabalhar”, publicação especial da revista Você S/A, uma referência no setor de carreiras e gestão de pessoas. Essa é a quinta edição consecutiva que a VLI faz parte das 150 melhores do Brasil.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA