logo

Conecte conosco

Canais digitais oferecem praticidade e agilidade no atendimento de moradores da zona rural do Tocantins

Clientes do campo podem comunicar o seu consumo por meio dos canais digitais da Energisa, tornando o processo mais rápido e prático. 

No estado do Tocantins, há mais de 94 mil famílias que residem em regiões rurais e têm a possibilidade de realizar a autoleitura de energia elétrica. Esse procedimento na zona rural é autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e viabiliza o acompanhamento do consumo da conta de luz mensalmente. Com essas informações em mãos, os clientes podem comunicar o seu consumo por meio dos canais digitais da Energisa, tornando o processo mais rápido e prático.

Atualmente cerca de 10% dos consumidores de energia elétrica no Tocantins fazem parte do público que podem realizar a autoleitura. Estes clientes devem seguir as datas informadas no calendário rural, que são entregues pelos leituristas, ou que estão disponíveis nas agências de atendimento da Energisa.  Os dados de consumo devem ser informados nos três dias que antecedem a data da próxima leitura. Essa data está descrita na última conta de energia, ou conforme as datas fornecidas no calendário rural.

“Fazer a autoleitura é algo simples e intuitivo. O cliente precisa apenas anotar o número registrado no medidor sem tocar no padrão de energia, ou seja, apenas de forma visual. Após isso é só entrar em contato com a Energisa por meio de um dos canais de atendimento e fornecer as informações, inclusive anexar a foto em boa qualidade. É um processo simples e que foi pensado para otimizar o andamento desse trabalho”, explica a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.

A Energisa reforça que a autoleitura é um benefício para o cliente para evitar o faturamento pela média. Conforme a resolução da Aneel, em áreas rurais, as distribuidoras de energia podem efetuar a leitura do consumo desses clientes a cada três meses. Isso ocorre porque as distâncias entre os consumidores em tais áreas são consideráveis, além das dificuldades de acesso que podem existir. “Por isso, é fundamental que o cliente rural realize esse procedimento de acordo com as datas especificadas no calendário rural, para evitar que a medição do consumo seja por média, baseada nos últimos 12 meses”, concluiu Andréa.

As informações de consumo podem ser transmitidas pelo cliente rural por meio dos seguintes canais de atendimento:

Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)

 Assistente virtual Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br

 Call center – 0800 721 3330

www.energisa.com.br

 Facebook.com/energisa

 Twitter.com/energisa

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA