logo

Café da manhã no HGP destaca a importância da prevenção do câncer

Atualmente mais de 800 pacientes realizam tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do HGP.

Em alusão ao outubro Rosa, o Hospital Geral de Palmas (HGP), por meio da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), realizou nesta terça-feira, 1, no ambulatório de Oncologia da unidade, um café da manhã com, pacientes, acompanhantes e servidores.

Na ocasião foi preparado um cardápio especial, uma decoração na tonalidade rosa e apresentações musicais com a participação de voluntários. Atualmente mais de 800 pacientes realizam tratamento na Unacon do HGP.

“Nosso intuito principal neste momento foi à integração, a sensibilização, uma forma de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero”, destacou a coordenadora administrativa do Unacon do HGP, Marinalva Alencar.

As voluntárias Noeldina Cabral e Maria Ceci Bernardes foram pacientes do setor de oncologia do HGP e hoje fazem esse trabalho no Hospital. “Nós duas fizemos o tratamento aqui, e nesse período percebemos que faltava a parte de acolhimento poderia melhorar, foi aí que resolvemos criar o Cantinho Solidário. Ele é para os pacientes que fazem tratamento aqui, assim nós doamos lenços, turbantes, chapéus e uma vez por mês, fazemos o café da manhã para os pacientes da oncologia. Uma coisa simples, mas feita com muito amor, uma forma de retribuirmos o carinho que recebemos da equipe”, relatou Noeldina.

“Outro fator muito importante é que nós estamos curadas, para quem está iniciando um tratamento, nos ver assim com essa animação, coragem e determinação, ajuda muito, porque foi isso que nos ajudou também quando víamos pessoas otimistas, com esperança e que é possível à cura. Assim o tratamento fica mais leve”, disse Maria Ceci.

A cabelereira, Cristiane Pereira da Silva, de 39 anos, está fazendo o tratamento contra o câncer de mama desde abril deste ano. “Meu diagnóstico saiu dia 11 de abril e minha cirurgia foi feita dia 7 de maio, eu fiz a retirada total da mama e estou fazendo a quimioterapia. Graças a Deus foi tudo ótimo até aqui, e ações como essa do Outubro Rosa são muito importantes pra quem está passando por esse doença”, concluiu Cristiane.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.