logo

Aula magna marca início de pós-graduação em Legislação Educacional

Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Conselho Estadual de Educação, a especialização em Legislação Educacional é um curso voltado para conselheiros Estaduais de Educação; inspetores das Diretorias Regionais de Educação; assessores e técnicos do Conselho Estadual de Educação; técnicos da Gerência de Certificação, Normatização e Inspeção Escolar; e técnicos da Unitins.

Ao todo, 41 cursistas acompanharão as aulas voltadas para o aprimoramento na interpretação da legislação e o conhecimento científico no campo da Educação.

A aula inaugural foi realizada na noite dessa segunda-feira, 16, por meio do canal da Unitins no YouTube e contou com a participação da titular da Seduc, Adriana Aguiar, do reitor da Unitins, Augusto Rezende, e do presidente do CEE/TO, Robson Vila Nova – secretário executivo da Seduc.

“É sempre uma satisfação participar de todas as parcerias com a Unitins e o Conselho Estadual de Educação. É fundamental abraçarmos a educação em todos os seus aspectos, da educação infantil ao ensino superior. Aproveito este momento para trazer uma reflexão: como será o presente para a vida profissional de nossos cursistas, mas também das redes de ensino que contarão com esses profissionais ainda mais capacitados”, afirmou Adriana Aguiar.

Já em sua fala, o reitor da Unitins falou sobre a  importância da parceria entre as instituições com o intuito de fortalecer a educação pública no Tocantins. “Acredito que dentro de um ano tão complexo, esta é uma oportunidade de reinventar a forma de aprender. O trabalho em parceria com a Seduc, no formato como temos feito, é um privilégio, pois formamos os profissionais da Seduc, e depois devolvemos esses profissionais ainda mais capacitados para atuar na educação”, destacou o professor Augusto.

Já o presidente do Conselho Estadual de Educação reforçou que a especialização tem por objetivo fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam direta e indiretamente com a legislação educacional. “Este curso foi pensado e formatado para que possa atender aos especialistas que atuam na regulação do sistema de ensino”, completou Robson Vila Nova.

Palestra

A palestra que marcou a aula magna do curso de especialização foi ministrada pela professora Bernardete Gatti, com o tema ‘Educação brasileira e Legislação’.

“Queria, em primeiro lugar, ressaltar a importância da formação continuada. Em uma sociedade em movimento, que tem formas de pensar, realidades tão distintas, uma juventude que chega com seus diferentes modos de pensar, temos sempre que estar atentos ao que aparece e às oportunidades de aprender” refletiu Bernardete.

Currículo

Bernardete Gatti possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, com Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Docente aposentada da USP, foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi pesquisadora Sênior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico – Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da Capes. Atuou como consultora da Unesco e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como diretora vice-presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. Membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.