logo

Conecte conosco

ATM consegue reunião entre consórcio dos municípios do jalapão e governador do estado

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) articulou e conseguiu promover reunião entre os prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja) e o governador do Estado, Mauro Carlesse. O encontrou ocorreu nesta terça-feira, 14, no Palácio Araguaia, em Palmas, e contou também com a participação do presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, bem como secretários de Estado e representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo do encontro foi aproximar os gestores locais com o Governo do Estado em busca de entendimento a cerca da proposta de estudo que prevê a concessão de serviços turísticos no Parque Estadual do Jalapão, nas áreas que pertencem ao Estado. O governador Mauro Carlesse, o secretário de Estado de Parcerias e Investimentos do Tocantins, Claudinei Quaresemin; e o superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Pedro Bruno, explicaram detalhadamente todos os processos e as etapas do projeto de concessão.

Prefeitos – O prefeito de Mateiros e presidente do Consórcio dos Municípios do Jalapão, João Martins, afirma que saiu da reunião com uma visão diferenciada no projeto de concessão. “A preocupação do povo do Jalapão, hoje, é que eles iriam ficar de fora, inclusive, os pequenos empresários que já operam na região, que fizeram o Jalapão e que estão fazendo as coisas acontecerem. Mas o que entendemos pelo BNDES [é que] todo este pessoal estará envolvido, todos vão pegar uma fatia deste processo. Saímos daqui bem tranquilos, sabendo que temos condições de repassar isso à população e eu defendo nosso povo e as comunidades quilombolas. Então, vendo que o projeto vai beneficiar a eles também, isso alivia a gente”, declarou o prefeito.

O prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael Ribeiro, pediu que o debate seja ampliado para toda a comunidade. “O Governador foi muito feliz na explicação. Foi interessante e sugerimos a ele que chame o pessoal do trade turístico, ou seja, os operadores, o pessoal da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, as comunidades tradicionais, para uma reunião aqui no Palácio juntamente com o representante do BNDES para fazer uma explanação sobre o projeto”, afirmou.

A prefeita de Lizarda, Suelene Lustosa, também avaliou positivamente a reunião. “Foi esclarecido como vai acontecer esta concessão e nós tivemos muitas informações que nos deixaram tranquilos e com esperança de que vão chegar benefícios que até agora não temos. A população por enquanto está desinformada, o que tem gerado certa preocupação, mas estamos aqui hoje para esclarecer e levar para eles esta esperança de que teremos mais estrutura e uma região mais organizada e promissora”, afirmou.

ATM – O presidente da ATM agradeceu a atenção e disponibilidade do governador em atender o pleito da entidade municipalista. “É de suma importância a aproximação dos governos locais com o Estado em torno desse projeto que certamente trará desenvolvimento para a região. Esperamos que os prefeitos tenham saído esclarecidos dos detalhes em torno do projeto. A disposição do governador Mauro Carlesse mostra a postura municipalista que tanto defende”, disse Diogo Borges.

A ATM se reuniu com o Comurja no final de agosto e na ocasião se comprometeu em articular encontro entre representantes do Consórcio e o Governo do Estado.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA