logo

Conecte conosco

Antes de ser pai, motociclista viaja pela América Latina e passa pelo TO

Antes de ser pai, um motociclista com espírito aventureiro, resolveu encarar uma longa viagem pelos países da América Latina. O colombiano Juan Barajas, 48 anos, já viajou 40 mil quilômetros, em cima de uma motocicleta. Ele saiu da Colômbia e percorreu diversos países até chegar no Brasil. Há cinco meses na estrada e com muita experiência na bagagem, ele passou por Palmas e se encantou com as belezas naturais da cidade.

Juan ficou cinco dias na capital, hospedado na casa da design Arianny Marinho, 26 anos. Ela, inclusive, também fez uma viagem parecida, no ano passado. Os dois se conheceram em uma comunidade da internet, formada por pessoas aventureiras que viajam pelo mundo. Algumas oferecem hospedagem.

“Quando fiz a viagem, também fiquei em várias casas. Então decidi retribuir de alguma forma e hospedei o Juan. Aqui o levei para conhecer a praia, a feira, cachoeiras, mostrei a natureza e os bares. Acho que ele gostou”, conta sorrindo.

Colombiano tem 48 anos e é engenheiro mecatrônico (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Colombiano tem 48 anos e é engenheiro
mecatrônico (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

E parece ter gostado mesmo. Juan falou com carinho das belezas de Palmas, principalmente  do lago, das áreas verdes, da fauna e flora silvestre e das cores e sabores dos pratos típicos, que segundo ele, lembram os da Colômbia.

Antes de chegar em Palmas, o colombiano fez um longo trajeto. Saiu da Colômbia e passou por países como, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. Depois, chegou ao Brasil. Visitou o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Brasília e Tocantins.

Nesta terça-feira (19), ele seguiu o percurso com destino a Belém, onde pega um barco rumo a Manaus. De lá, viaja para a Venezuela e depois volta para a Colômbia. O percurso total será de 41 mil quilômetros, os quais serão concluídos em cinco meses e meio.

Na Colômbia, a esposa o espera. Juan é casado há 20 anos e antes de viajar entrou em acordo com a mulher. “Vamos ter um filho e antes disso, resolvi viajar. Durante este tempo, estamos nos preparando fisicamente e psicologicamente. Esta é a melhor maneira de reunir muitas experiências e ter uma mente aberta para chegar com tranquilidade a ser pai”, conta.

O motociclista diz que, além deste, a viagem vai proporcionar a realização de outros sonhos. “Quero fazer um livro contando as experiências e conversas que tive, além disso minha intenção foi conhecer a rotina e a vida de quem usa a motocicleta como meio de transporte.”

Ele está desenvolvendo uma tecnologia para avaliar motocicletas usadas. “Esta é uma tecnologia especial que consiste em uma máquina e um programa de computador que permite em 10 minutos saber a condição total da motocicleta.”

Juan aproveitou para conhecer a beleza de Laejado (Foto: Arianny Marinho/Arquivo Pessoal)

Juan aproveitou para conhecer a beleza de Laejado (Foto: Arianny Marinho/Arquivo Pessoal)

A viagem é um sonho. Mas nem tudo são flores. O motociclista diz que enfrentou percalços por onde passou. “Tive momentos difíceis, mas me preparei para a viagem, não só fisicamente, fiz pesquisas, que me ajudaram a enfrentar as eventualidades. Me deparei com a falta de combustível, de comida, muito frito, chuva, acidentes na via, mas em todas eu estava preparado e contornei da melhor forma”, pontuou.

Juan conseguiu hospedagem em algumas cidades. Em outras, ficou em hostels, mas levou equipamentos suficientes para montar acampamentos e se alimentar. Uma aventura que vai ser transformada em livros, mas ficará eternizada na mente e no coração do colombiano.

Parceiros:

Casa das Polpas

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA