logo

Conecte conosco

Adriana Aguiar destaca importância de regime de colaboração em reunião do Conselho de Secretários de Educação

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, participa da última reunião ordinária da atual composição do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Reunido em Rio Quente/GO, o fórum avaliou o resultado de seus Grupos de Trabalho (GT) em 2017/2018 e elaborou uma carta de sugestões para os próximos gestores estaduais.

Durante o encontro, os secretários-coordenadores dos GT apresentaram uma devolutiva dos seis Grupos de Trabalho em atividade: Ensino Médio, Avaliação da Educação, Inovação e Tecnologia, Financiamento da Educação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores. Esses GT reúnem técnicos/coordenadores das secretarias de todos os estados e do Distrito Federal.

Como última atividade do dia, o fórum construiu uma carta de recomendações para os próximos secretários estaduais, que assumirão seus cargos a partir do ano que vem. O documento será entregue aos novos membros na primeira reunião extraordinária de 2019, que deve ocorrer no mês de fevereiro, em Brasília/DF.

De acordo com a secretária Adriana Aguiar, por ser um momento de transição entre as gestões estaduais da educação, esse último encontro do Conselho é importante para nortear o trabalho da próxima formação do grupo de secretários, que assume para o biênio 2019/2020. “Tivemos na pauta as devolutivas dos GT deste biênio que se encerra. Estamos, hoje, discutindo os desafios da transição e as prioridades e recomendações para essa nova gestão que vem aí com novos secretários, no caso de alguns estados”, disse.

Para a gestora da educação tocantinense, um dos pontos mais importantes da reunião dos secretários estaduais de Educação foi o regime de colaboração entre estados e municípios, visando dar mais qualidade ao ensino ainda na educação infantil. Para Adriana Aguiar, com uma base forte na alfabetização, as crianças chegam mais preparadas para a aprendizagem nos ensinos fundamental e médio.

“Os secretários de Estado têm que ter esse olhar também para a alfabetização na idade certa que, embora a oferta seja municipal, a responsabilidade territorial também é do Estado. Se mantivermos o nosso aluno alfabetizado na idade certa, teremos bons resultados lá no ensino fundamental e no ensino médio, que é o foco do Consed neste momento de fortalecimento”, destacou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA