logo

Adolescentes do Sistema Socieducativo produzem comidas juninas durante oficinas

Alimentos produzidos durante oficinas serão utilizados e consumidos em festas juninas que serão realizadas em unidades socioeducativas.  

Com a chegada das festas juninas e visando o desenvolvimento das habilidades técnicas em diferentes áreas, adolescentes do Centro de Atendimento Socieducativo (Case) e do Centro de Internação Provisória (Ceip) de Palmas, participaram de oficinas de comidas típicas entre os dias 11 e 12 deste mês. As atividades foram desenvolvidas por meio da Escola Mundo Sócio do Saber, alocada com no Case e com extensão no Ceip.

Durante as oficinas, os adolescentes produziram paçoca, pé de moleque, doce de leite, geladinho, cocada, maçã do amor e doce de leite em pó, tudo com a orientação e acompanhamento dos profissionais responsáveis. Os alimentos feitos durante as atividades serão utilizados na festa junina das próprias unidades, que acontecem na sexta-feira, dia 14.

A diretora da escola, Valdelisce Ramos de Araújo, conta que as oficinas tem o intuito de fomentar o desenvolvimento de novas habilidades para os adolescentes. “Antes nós adquiríamos os produtos prontos para a festa junina, mas percebemos a necessidade de integrar os adolescentes com todos os meios envolvidos no processo educativo. Dessa forma eles se tornam mais motivados e participativos, além de desenvolverem habilidades na cozinha”, relatou.

De acordo com o diretor do Case, Dariêx Damaceno, os adolescentes manifestam um interesse maior pelo evento quando participam da produção. “A participação em todo processo de produção acarreta em um maior interesse dos adolescentes nas festividades, eles valorizam o que foi feito”, ressaltou.

Para o adolescente E.B.S, de 17 anos, que cumpre medida no Centro de Internação Provisória de Palmas, a oficina oportuniza um aprendizado que poderá ser utilizado no futuro. “É muito bom participar dessas oficinas, nós estamos aprendendo sobre diversos alimentos e isso pode contribuir como uma forma de renda quando sair da unidade”, afirmou.

Festa junina

Para promover momentos de alegria e integração entre os adolescentes, será realizada no dia 14 de junho a festa junina com adolescentes do Case e do Ceip. A programação conta com momento de oração, apresentações de dança e comidas típicas. A festa será realizada a partir das 8h30 no Centro de Atendimento Socieducativo (Case) e durante a parte da tarde no Centro de Internação Provisória (Ceip), com início marcado para às 14h.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.