logo

Abertas inscrições para o II Simpósio regional de Linguística, Literatura e Artes

Nos próximos dias 20 e 21, será realizado o II Simpósio regional de Linguística, Literatura e Artes – Sirlla. O evento é uma parceria entre os cursos de Letras e Jornalismo da Universidade de Gurupi e a Academia Gurupiense de Letras – AGL.

As inscrições estão abertas no endereço eletrônico https://iow.unirg.edu.br/eventos/ . Podem participar estudantes, professores, servidores e a comunidade interessada. O custo do investimento é de R$ 20, que deverá ser pago no Centro Acadêmico de Letras, no Campus I, no local do evento ou pela conta bancária da AGL, agência 3863, operação 013, conta 00020454-7.

Conforme o presidente da AGL, Roberto José Ribeiro, “estamos muito otimistas e com as melhores expectativas, pois é um evento que contará com participantes de outros municípios e de outros estados. Os trabalhos renderão bons frutos e ajudarão a elevar o nosso campo cultural”, frisou.

Programação

O Simpósio será aberto no dia 20, às 19h, no auditório do Campus I. Na oportunidade haverá a palestra “Intercompreensão entre línguas, linguagens e culturas: dos desafios às perspectivas para a produção, difusão e recepção do conhecimento em tempos de internacionalização da formação acadêmica”, ministrada pelo Dr. Rivadavia Porto Cavalcante.

Na primeira noite haverá também, o lançamento do livro, ‘Cantos em Si – Identidade tocantinense’ coordenador do curso de Jornalismo, Me. Paulo Albuquerque  e momento cultural, com o  cantor e compositor Éverton dos Andes e Edmundo.

O evento abordará palestras, mesas-redondas e oficinas, nas área de: Linguagem e Ensino; Linguagem e comunicação; Linguagem e Sociedade; Literatura; Literatura e Psicologia; Literatura e outras artes; Ensino e Aprendizagem de Línguas; Linguagens e Expressões Artísticas e Análise do Discurso.

Além dos profissionais da UnirG, o Simpósio contará com a participação de palestrantes de outras instituições como: Instituto Federal do Tocantins – Palmas /Gurupi e AGL.

Para a coordenadora do curso de Letras, Ma. Wellitania Oliveira, “o evento tem como objetivo geral abrir o debate interdisciplinar a partir da ideia de linguagens, literatura e artes dentro do espaço da cultura digital, que se multiplicam em convergência com diversos aspectos da sociedade contemporânea. Além da área de Literatura, o Simpósio busca abarcar as áreas de Línguas Estrangeiras e de Língua Portuguesa”, afirmou.

A professora destacou ainda que “o Simpósio nasceu com o intuito de trazer reflexões e propostas sobre a produção e o ensino da linguagem, literatura e artes em suas variadas formas, considerando o contexto da globalização”, disse Wellitania.

O coordenador de Jornalismo relatou que a parceria é muito bem-vinda para o curso. “É uma oportunidade que colocar os nossos alunos e egressos em contato com um evento que busca valorizar a literatura e as artes”, disse o professor.

Paulo Albuquerque.

Para aquisição do certificado de 20 horas, o acadêmico deverá se inscrever, no mínimo, em três modalidades – oficina, roda de conversa e mesa-redonda.

As oficinas e rodas de conversas serão realizadas no Campus II, Bloco C. Já as mesas-redondas e encerramento do Simpósio serão na Associação de Professores Universitário de Gurupi, na rua 9, entre as avenidas Guanabara e Rio de Janeiro.

O Campus II está localizado na avenida

Rio de Janeiro nº 1585, Centro. Já o Campus I, na avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, no Parques das Acácias.

Confira a programação completa no link http://twixar.me/7mY1. Mais informações pelos telefones (63) 3612 7521, (63) 98427 7656 ou (63) 99293 7938.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.