logo

7º dia da programação de aniversário de Gurupi é marcado pela canção vencedora do GuruFestival “Se o penhor da liberdade”

“Se o penhor da liberdade” é a canção vencedora do GuruFestival 2019 e marca o 7º dia da programação de aniversário de Gurupi

Com letra de Selma Terra, a canção “Se o penhor da liberdade”, interpretada pelas artistas gurupienses Clara Garcia e Ana Lúcia, foi a vencedora da 2ª edição do Festival da Canção de Gurupi – GuruFestival. Clara Garcia e Ana Lúcia também ganharam como melhores intérpretes. As canções vitoriosas foram anunciadas na noite deste sábado, 16, última noite da programação do aniversário de 61 anos da Capital da Amizade e da Prosperidade, no palco externo do Centro de Convenções Mauro Cunha.

Clara Garcia expressou a felicidade de sair vitoriosa em sua primeira participação no festival. “Só alegria, este é o primeiro festival que participamos e já levar o primeiro lugar e melhor intérprete não tem explicação, o coração está a mil e com a sensação de dever cumprido. Agradeço primeiro a Deus e segundo a todos que fizeram parte e que me ajudaram em todos os momentos”, externou.

“Primeiro a sensação de gratidão a Deus é muito grande, porque este foi um festival lindo, com lindas canções, com músicos muito competentes, então acredito que não houve perdedor, houve somente ganhadores, e principalmente a plateia, que pode saborear a maravilha que foi esse festival de música, com lindas canções”, declarou Ana Lúcia.

A noite foi aberta com a apresentação instrumental de Paulo Braga e em seguida com o show “Brasil Avarandado” feito pelos músicos e compositores Lucimar e Dorivã. Juntos cantaram músicas autorais que retratam vivências, belezas naturais e parte dos costumes e tradições Tocantinenses.

Seguindo a premiação, a canção que conquistou o segundo lugar foi “Filhos de um solo só”, interpretada pelo grupo gurupiense Sonarte, que também foi eleita a mais popular pelo público do festival. Em terceiro, a música “Terra Seca”, cantada por Josifran, que veio de São Paulo. “Cantador de coração”, canção musicada por Keila Lipe, ficou com o quarto lugar. E em quinto, a canção “Mandingueiro do Norte”, interpretada por Chermont Jr. O título de melhor tema do Tocantins foi dado a canção “Tear de canções” cantada por Késia Carvalho. Na categoria instrumental ganhou a canção “Choro para o pai” tocada por José Dalton Falcão.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira parabenizou a participação de todos os músicos deste segundo festival e falou da importância desta festa para a valorização e reconhecimento dos artistas. “Prestigiamos grandes talentos nestas três noites de festival e parabenizo a todos pelas belíssimas apresentações. O GuruFestival é uma vitrine não só para os artistas gurupienses, mas para todos os que vêm de fora trazendo suas vivências, costumes e histórias. É um palco de trocas de experiências que só elevam o sucesso do nosso GuruFestival”, afirmou o prefeito.

Homenagem à J Bulhões

A 2° edição do GuruFestival homenageou o músico tocantinense J Bulhões, que participou no ano de 2018 da primeira edição do festival e veio a falecer no início deste ano. Além do troféu que levou o seu nome, na ocasião os artistas cantaram uma música de sua autoria para a sua esposa, Edilma Francelino de Moura, que recebeu o carinho de todos.

A secretária de Cultura e Turismo, Zenaide Costa ressaltou a merecida homenagem ao músico J Bulhões. “Nosso querido J, foi um grande cantor e compositor e uma referência para mim, sempre me motivou quando eu pensava em desanimar nos meus trabalhos a frente da Secretaria de Cultura. Tenho certeza que Gurupi e o Estado do Tocantins deve muito ao J Bulhões e essa homenagem a ele é para lembrarmos sempre do grande artista que foi e do legado deixado por ele”, declarou.

Neste ano o Gurufestival teve 68 canções inscritas, 20 foram selecionadas, sendo duas instrumentais. E foi dado aos vencedores, além do troféu J Bulhões, mais de 30 mil reais em premiação. Os três primeiros ganhadores também levaram para casa um violão, doado pela Araguaia FM do Grupo Jaime Câmara. A noite foi finalizada ao som do artista gurupiense Mário Souzza.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.