logo

4º Batalhão da PM divulga balanço da “Operação Carnaval 2020” em Gurupi

O 4º Batalhão da Polícia Militar divulgou na manhã desta quinta-feira, 27, em Gurupi, o Balanço do Carnaval 2020, que também aconteceu nas cidades de Alvorada, Araguaçu, Peixe, Formoso do Araguaia, Sandolândia e São Salvador.

O policiamento do evento contou com um forte esquema de segurança elaborado pela Seção de Planejamento do 4º BPM (P/3), que aliado ao reforço do efetivo enviado do Comando Geral da Corporação, da implementação de câmeras de segurança no local do evento [Central Móvel de Vídeomonitoramento] e do apoio da Central de Vídeomonitoramento do Sistema Integrado de Operações – SIOP garantiram maior efetividade da segurança dos foliões durante as cinco noites de folia carnavalesca.

Em Gurupi, o evento aconteceu no final da Avenida Pará, local onde concentrou um público diário de aproximadamente 25 mil pessoas. Neste ambiente, nas suas adjacências [cinturão de segurança] e nas principais vias de acessos foram intensificadas ações de presença e intervenções de abordagens a pessoas e veículos com vistas à prevenção de entrada de drogas e pessoas armadas.

No curso do policiamento, além das atividades preventivas, a PM registrou seis ocorrências entre tráfico e posse de drogas, cumprimento de mandado de prisão, disparo de arma de fogo e condução de veículo com a capacidade psicomotora alterada. Ao todo, os policiais abordaram 283 veículos e 471 pessoas, que resultaram na prisão de cinco indivíduos em flagrante, remoção de cinco veículos e lavratura de oito notificações por infrações de trânsito.

Também foram apreendidos R$ 258,00 em espécie, dois tubos de lança perfume, 36 frascos de “loló”, 38 comprimidos de ecstasy, nove invólucros de cocaína, 17 papelotes de LSD, um aparelho celular e uma máquina de cartão “Mercado Pago”, localizados com autores de tráfico de droga.

“A preocupação natural da Polícia Militar fundamenta-se no efetivo cumprimento da sua missão institucional de garantia da segurança pública, efetivada através do policiamento ostensivo e preventivo onde surge a demanda social. Neste aspecto, as festividades de carnaval, evento histórico-cultural dos brasileiros, implicam em maior atenção da PM nos circuitos onde acontecem as festividades”, esclareceu o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Jaime Porfírio de Souza.

Tenente-coronel Porfírio avaliou positivamente a atuação da PM durante todo o evento, destacando a sua transcorrência dentro da normalidade planejada. “A distribuição estratégica do policiamento e o comprometimento do efetivo empenhado na operação constituíram-se de fatores preponderantes para garantia da ordem pública, da tranquilidade social e da real sensação de segurança aos foliões”, destacou o comandante. O oficial ponderou ainda, as ocorrências registradas no circuito de carnaval, que em sua análise não afetaram de forma relevante a efetividade o policiamento.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.