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3º Café Jovem em Ação reúne estudantes e servidores das escolas de ensino médio integral

Durante dois dias, os representantes das 22 escolas estaduais que fazem parte do programa Jovem em Ação participam de intensa programação e troca de experiências

Apresentar as iniciativas que impactaram na aprendizagem dos estudantes e avaliar as ações do primeiro semestre nas escolas de ensino médio integral é o objetivo do 3º Café Jovem em Ação, que acontece de 29 a 30 de agosto, em Palmas. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes e pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), o encontro faz parte das estratégias de implantação e desenvolvimento do ensino médio em tempo integral no Tocantins. Ao todo, 22 unidades da rede estadual são beneficiadas com o programa Escola Jovem em Ação.

Na abertura do evento, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, enfatizou a colaboração dos servidores da Educação para o desenvolvimento e ampliação do programa. “Nós começamos com 12 escolas e hoje temos 22, graças ao trabalho de todos os envolvidos. Por isso, quero agradecer imensamente pela dedicação de cada um a esse programa, que impacta no sucesso escolar dos nossos alunos, e traz, sobretudo, novas perspectivas para a vida de cada um desses estudantes. Tenho certeza de que os resultados do Jovem em Ação já ultrapassam os muros das nossas escolas”, ressaltou Adriana Aguiar.

É exatamente a capacidade do programa em ensinar a transformar sonhos em realidade o que mais impressiona a estudante Thaís Ferreira Lima, de 17 anos. “Essa é uma escola que permitiu ampliar meus horizontes e que ajudou a me tornar mais confiante. Ninguém antes tinha perguntado o que eu queria ser, qual era o meu sonho. Hoje sei que posso e a forma que tenho que agir para realizar cada um deles. Sou muito grata e me sinto privilegiada em poder estudar numa escola Jovem em Ação”, contou a aluna do CEM Oquerlina Torres, de Guaraí.

O estudante Riquelme Silva Lopes, de 17 anos, é deficiente visual e encontrou acolhida e novas possibilidades no modelo da escola Jovem em Ação. “É bem diferente de outros lugares que eu já estudei. Tenho muitos amigos lá. Às vezes, a escola integral é recusada pelos alunos, porque eles não conhecem e acham que vão ficar o dia inteiro na sala de aula, mas isso não acontece. Para mim, está sendo muito bom. A escola é um apoio muito grande que me mostra que posso acreditar nos meus sonhos, independentemente de qualquer limitação”, disse o aluno da 3ª série no CEM Benjamim José de Almeida, em Araguaína.

Experiências Exitosas

Durante os dois dias de encontro, os estudantes, coordenadores e gestores das escolas Jovem em Ação, participam de momentos de troca de experiências a fim de que as práticas exitosas possam ser utilizadas para alavancar os resultados em cada uma das unidades escolares.

Segundo o diretor do CEM de Gurupi, João Rosado Diniz Silva, poder aprender com as experiências exitosas é um auxílio de grande valia. “Os gestores que iniciaram a implantação, em 2017, tiveram que contar com as experiências de outros estados. Nós, que entramos em 2019, temos o privilégio de ter todas essas boas iniciativas aqui do nosso Estado a nosso favor”, avaliou.

João Rosado destacou ainda as mudanças positivas que a unidade escolar tem vivido. “Esse modelo nos leva a repensar todo o fazer pedagógico, é uma mudança que percebemos todos os dias no nosso aluno. A Escola Jovem em Ação auxilia não apenas o aluno na construção do seu projeto de vida. Os reflexos dessa metodologia impactam nos projetos dos servidores também”, revelou.

Conforme o gerente de projetos do ICE, Gabriel Bahia, que acompanha a implantação do programa no Tocantins desde 2016, o Estado tem superado as perspectivas na execução das fases. “Avalio o Tocantins acima das expectativas, com muitos avanços e o crescimento claro do programa. Vejo como muito positiva a disposição dos gestores ao aderir ao programa, a equipe de implantação que, desde o início, se apropriou muito e o apoio das Regionais que também contribuíram para essa expansão do Jovem em Ação”, ponderou.

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