logo

13° Primavera dos Museus é aberta em Gurupi

“Museus por dentro, por dentro dos museus”. Esse é o tema da 13° Primavera dos Museus aberta na noite desta terça-feira (24) na Biblioteca Municipal de Gurupi com apresentações musicais dos alunos da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Na ocasião, o Diretor do Museu Municipal Benjamim Rodrigues, Silon Santos, falou do tema do evento e da sua importância. “Esse tema vem no intuito de observarmos não só o que é exposto, mas também os bastidores do nosso museu. O tema deste ano, o Ibram decidiu colocá-lo devido à tragédia ocorrida no Museu Nacional, na qual perdemos boa parte do acervo da nossa história. Ele traz esse tema para que possamos olhar por dentro dos museus, e aqui em Gurupi o trabalho não é diferente, estamos pensando de forma mais cautelosa na segurança do nosso museu, bem como em ações que possam trazer a comunidade para conhecê-lo, para entenderem a nossa história e juntos preservá-la”, disse.

A coordenadora da Biblioteca Municipal, Doroteia Donato Leandro, apresentou aos que foram prestigiar, a programação completa do evento. “A Semana dos Museus segue até o dia 27, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h. Faremos visitação ao museu e também a Exposição Siqueira Campos. Para aqueles que quiserem trazer suas crianças faremos contação de histórias, enfim, teremos todo o prazer em recebê-los. Temos que preservar as nossas raízes, não só a material, mas também a imaterial, porque quem não tem raízes não tem memória, e quem não tem memória não tem história”, declarou.

“Acredito que essa ação deve ser preservada da mesma forma que os museus, porque às vezes, com os avanços da tecnologia, as nossas crianças acabam fugindo dessa busca pela memória, da história de sua comunidade, ficam focados apenas no tecnológico, nos jogos, então, acredito que é uma ação que deve ser contínua, para despertar em todos, esse interesse pela preservação das memórias”, afirmou a professora Marizeth Falcão.

Ao final do evento os presentes foram conhecer as novas dependências do Museu Histórico Cultural de Gurupi Benjamim Rodrigues, localizado no Centro de Convenções Mauro Cunha, recém-inaugurado.

Programação

25/09 Das 08h às 18

Visita mediada ao Museu e a Exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins;

26/09 Das 08h às 18h

Visita mediada ao Museu e a Exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins;

16h às 18h – Apresentação do Site do Museu Benjamim Rodrigues;

27/09 Das 08h às 18h

Visita mediada ao Museu e a Exposição Siqueira Campos, um estadista do setentrião goiano ao Tocantins;

15h às 17h – Exibição de filme alusivo ao tema;

27/09 Das 20h às 23h

Sarau Musical – Show com artista regional

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.