logo

União das instituições e diminuição das desigualdades que a ciência promove são destaques na abertura da 4ª SICTEG

De quarta à sexta-feira, 19, os espaços do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFTO) emergem conhecimento, pesquisa, ciência e tecnologia, local em que está acontecendo 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (4ª SICTEG).

O evento que é a união do conhecimento das três unidades de ensino superior de Gurupi: UnirG, IFTO e Universidade Federal do Tocantins (UFT), reúne palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e, somando a tudo isso, o 7º Congresso Científico da UnirG.

Durante a abertura oficial do evento, na noite desta quarta-feira, 17, o prefeito Laurez Moriera destacou a felicidade da gestão ter idealizado o Inova Gurupi e com isso já colher frutos como prêmios como “Prefeito Empreendedor”, na categoria Novos Projetos, e neste ano está realizando mais uma edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia, um trabalho feito com a união dos esforços das instituições de ensino, setor público e privado.

“Essa união é muito importante para nossa cidade e estado e provamos que quando unimos forças de instituições importantes temos condições de fazer acontecer. Acredito muito nesse projeto e por isso temos investido, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Penso que os investimentos realizados nesse tipo de evento trazem um retorno rico à comunidade”, destacou ressaltando ainda ser tão importante as crianças estarem participando e compreendendo as possibilidades do empreendedorismo. O Programa Inova Gurupi desenvolve com as crianças da rede municipal de ensino projetos como o Letramento Científico com a proposta de despertar na criança o pensamento científico e inovador e também o Jovens Empreendedores Primeiro Espaço (JEPP), focado no estímulo ao empreendedorismo.

A Secretária de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Keila Iwasse, deu as boas-vindas a todos os participantes e desejou que tudo o que for repassado nas palestras seja bem assimilado e colocado em prática os novos conhecimentos. A secretária enfatizou o diferencial dessa edição que é o segmento Governo, em que os gestores dos 17 municípios que integram a região sul, poderão discutir um projeto de desenvolvimento para essa abrangência. Ela destaca que há a elaboração juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura um projeto integrado de turismo para a região sul.

  O presidente da UnirG, Thiago Benfica, destacou que a 4ª SICTEG só é possível graças a união das entidades de ensino superior e isso demonstra a importância do trabalho em conjunto. “É importante que alunos, pesquisadores em especial o setor público, entendam que a inovação é o caminho para aproveitarmos o que temos de melhor, que é a capacidade de ensino das nossas instituições”, enfatizou.

O diretor do campus da UFT de Gurupi, Gil Rodrigues, comentou que todos que visitarem os stands e participarem da programação vão ficar satisfeitos com o que as faculdades estão realizando. Para ele, é importante considerar a ciência como fator principal para o desenvolvimento da região sul, diminuir as desigualdades sociais e modernizar a vida das pessoas.

O anfitrião do evento nesse ano, o diretor do IFTO, Marcelo Terra, argumentou que a cada ano o evento tem se superado e agora não está sendo diferente e pontuou que o marco desse ano é a participação das autoridades nas discussões para traçar estratégias de desenvolvimento para a região e com isso a diminuição das desigualdades e o fortalecimento do conhecimento, da ciência  e da tecnologia.

O Superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, pontuou que o ecossistema da inovação não é complicado, que necessita de articulação para partir para a execução e quando se pensa em execução é necessário fazer o que a Sicteg faz, unir forças. “Não há como desenvolver um território quando os atores estão distantes um dos outros”, comentou completando que Gurupi sai à frente e está respirando ciência e tecnologia com o Programa Inova Gurupi que vai além, pois pensa o desenvolvimento territorial e busca estratégias para que o Estado saia da mesmice.

A Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, por meio do Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e SEBRAE.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.