logo

Quase 30 candidatos de concurso testam positivo para coronavírus durante avaliação física

Organização informou que eles poderão realizar a etapa em outra data. Testes são para candidatos aos cargos de Guarda Municipal em Araguaína.

A Prefeitura de Araguaína realizou neste fim de semana a etapa de testes físicos com os candidatos ao concurso da Guarda Municipal. Dos 211 inscritos que compareceram aos locais de prova, 29 testaram positivo para o coronavírus e tiveram que ser retirados do local. Eles receberam atendimento médico e foram orientados a cumprir quarentena. A organização informou que eles irão realizar a etapa no próximo dia 26 de julho.

Araguaína é o município mais afetado pela pandemia de coronavírus no Tocantins, com mais de quatro mil e quinhentos casos da doença e 65 mortes. Mesmo assim, a prefeitura anunciou no mês passado a realização da etapa física do concurso. Um grupo de candidatos chegou a pedir a suspensão desta fase na Justiça, mas não teve sucesso.

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib), que organizou as provas, informou que dos 274 candidatos aprovados na primeira fase, 64 faltaram e 26 não conseguiram completar os exercícios exigidos e foram eliminados. O Idib disse que os testes físicos foram cercados de “forte estrutura de segurança sanitária”.

Entre as medidas determinadas estava a testagem de todos os candidatos que comparecessem. O exame foi feito por sorologia, método diferente do usado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). A diferença é que o teste rápido, como é conhecido o exame de sorologia, só detecta a presença do vírus depois de alguns dias da contaminação.

A etapa foi dividida em dois dias para diminuir a quantidade de pessoas por vez dentro dos mesmos ambientes. A limpeza de equipamentos e sapatos foi reforçada e foi realizada a pulverização de desinfetante nos locais de prova.

Os aprovados no teste físico vão passar por um teste psicológico no dia 2 de agosto. A previsão é do resultado final até o dia 30 de agosto. São 40 vagas para contratação imediata mais formação de cadastro reserva.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.