Sob a coordenação da professora Ana Raquel Brito da Cruz, que ministra a disciplina de Geografia, alunos do 5º ano C da Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, viveram um dia diferente, com foco especial para a conscientização ambiental.
Durante as aulas de Geografia, as leituras, reportagens da televisão e questionamentos em sala de aula foram motivos para os alunos prestarem mais atenção no entorno da cidade, o que propiciou uma observação mais aprofundada da natureza, despertando para a importância da preservação do cerrado que, atualmente vive em chamas, pela próprio ação do homem.
Para atingir os objetivos propostos nessa iniciativa, a professora Ana Raquel incentivou os alunos a esbanjarem criatividade, revitalizando, com belas pinturas, os bancos da pracinha da escola, que agora se chama de Praça do Cerrado. “Os alunos prepararam tintas, escolheram os desenhos e transformaram o simples em um belo cartão postal, dando mais vida a esse espaço da nossa escola”, informou a professora.
Já a professora Simone de Jesus Silva, que dirige a unidade escolar, explicou que essa ação faz parte PPP – Projeto Político Pedagógico que é colocado em prática no decorrer do ano na Rede Municipal de Educação, e que tem recebido uma atenção especial do prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD) e do secretário de Educação, André Goveia, por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.