logo

Conecte conosco

Kelma Regia da Fava de Bolota é a convidada do projeto Ocup(a)ção Arte Educação

No dia 23 de novembro, às 16h, o Sesc Tocantins promove mais uma edição do projeto Ocup(a)ção Arte Educação, que serão discutidos os temas ‘’Raízes e Vivências Naturais de um Quintal Brincante no Cerrado Brasileiro’’ e ‘’Material Educativo – Parte II – Ocupação Arte Educação Sesc’’.

O evento vai contar com a presença de Kelma Regia fundadora do projeto Fava de Bolota e terá como mediador Vone Petson. O evento acontece nas redes sociais do Sesc Youtube (Sescto) e Facebook www.facebook.com/sescto. Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9949.

O Sesc Tocantins, por meio da promotoria de Cultura, vai realizar o projeto Ocup(a)ção Arte Educação com um tema dividido em duas etapas ‘’Raízes e Vivências Naturais de um Quintal Brincante no Cerrado Brasileiro’’ e ‘’Material Educativo – Parte II – Ocupação Arte Educação Sesc’’. O projeto tem o sentido de promover um processo de escuta e articulação do Sesc para com outros movimentos em Arte educação. Este processo poderá ampliar e expandir as práticas que temos desenvolvido em nosso trabalho e fortalecer as práticas de Arte Educação no Brasil. Calçadas em pilares de discussões mediados pelo instrumento político-orientador da área, essa Ocup(a)ção terá como discussão as questões relacionadas aos escopos expandido do debate sobre acessibilidade, territorialidade, diversidade e geracionalidade.

Raízes e Vivências Naturais de um Quintal Brincante no Cerrado Brasileiro
A Fava de Bolota – Quintal Brincante, Centro de Estudos e Pesquisa é uma empresa de caráter privado, com finalidade educativa e cultural, que se propõe a investigar, produzir e disseminar práticas educativas não formais e informais, que cooperem para a formação de sujeitos autores de suas próprias histórias, a partir da intimidade com a sua singularidade cultural, a natureza, e a primordialidade da construção de uma educação genuinamente brasileira, que sinta e viva o Brasil plural.

Como propósito de existência, busca a colaboração para formação de uma sociedade sustentável, conectada com o todo do qual faz parte, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais e na cultura da paz. A primeira etapa, com prosa/diálogo, foi realizada em julho de 2021. Nela foram abordadas questões como: as influências do bioma; apoio teórico que sustenta o fazer; o lugar da Fava como espaço de educação; público atendido no espaço; os encontros e desencontros das diferentes idades num mesmo espaço; dentre outros assuntos.

Material Educativo – Parte II – Ocupação Arte Educação Sesc

Através deste material educativo de registro de saberes e fazeres em vídeo e cartilha digital, são compartilhados a partir de plataformas digitais. Após um diálogo com os pares da Rede Sesc de Arte Educação, percebemos a necessidade da construção e criação de materiais educativos, levando em consideração o Curso de Mediação Cultural em Arte Educação e os debates que temos realizado em rede, considerando os processos de escuta realizado anteriormente durante o período de Ocup(a)ção.

Considerando a necessidade de utilização deste material educativo em outros regionais ou polos, buscamos uma atemporalidade ao material educativo e, optamos juntamente com a Fava de Bolota na produção de registros audiovisual em formato de minidocumentário, considerando roteiros que evidenciem o acervo de sementes do Cerrado, que já existe no Quintal Brincante e a construção de brinquedos e brincadeiras com tais elementos. Além dos registros será construído um documento que oriente os fazeres e brincares apresentados nos registros e, além destas entregas, será realizada uma live para apresentação e compartilhamento do material educativo.

O projeto Ocup(a)ção Arte Educação vai acontecer no dia 23 de novembro, às 16h, o evento conta com a presença de Kelma Regia fundadora da empresa Fava de Bolota e terá como mediador Vone Petson. O debate vai acontecer pelas redes sociais do Sesc Tocantins Youtube (Sescto) e Facebook www.facebook.com/sescto. Informações pelo email [email protected] ou pelo telefone (63) 3212-9949.

Kelma Regia

De terra tocantinense é neta, filha, mãe e avó de gente do cerrado, é graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra), ainda na infância, aprendeu a ler a mata, os rios, o céu, o vento, o sol assim se tornando sábia das coisas do mundo natural. É brincante, quintaleira e apreciadora de coisas simples da vida. Após 20 anos de carreira coorporativa sentiu e prontamente a atender ao chamado para idealizar o Quintal Brincante Fava de Bolota, trazendo suas memórias afetivas de uma infância cheia de brincadeiras no cerrado para as crianças desse novo tempo.

Vone Petson

Nascido em Porto Nacional Tocantins em 1979, vive e trabalha em Palmas, é artista visual e exerce a profissão de curadoria em exposições há 13 anos dentro e fora do Sesc Tocantins. Graduado em Filosofia e História, tem Pós-graduação em Museografia e Patrimônio Histórico.

Atualmente presta serviços no Sesc Tocantins como promotor em gestão e produção em Artes Visuais. É criador da Casa Visual Galeria e membro fundador do Núcleo de Gravura do Tocantins – NUGRATO.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA