logo

Evento sobre Tecnologia e Inovação do Tocantins iniciará nesta quarta-feira em Gurupi

A Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) chega à sua 5ª edição com uma programação diversificada.

O maior evento de inovação e tecnologia do Tocantins oferecerá ao público centenas de oficinas e trabalhos científicos, dezenas de palestras e minicursos, além de momentos de entretenimento. O evento é gratuito e inicia nesta quarta-feira, 9, a partir das 8h da manhã e segue até o próximo dia 11, no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Gurupi.

O tema central desta 5ª Sicteg é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Tema adequado à diversidade natural do Brasil, país continental com diversidade de biomas e gerador de recursos e desenvolvimento. O objetivo é aproximar a população da Ciência, Tecnologia e Inovação estimulando o desenvolvimento integrado da sociedade.

Em todos os dias do evento a programação de palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas e mostras ocorrerá nos três turnos, inicia às 8h da manhã até às 12h, das 14h às 18h e das 19h às 22h. No último dia de Sicteg, 11, os participantes contará com um show de encerramento. Confira aqui a programação completa.

3º Workshop de Turismo

Integrado a programação da 5ª Sicteg será realizado no dia 11 o 3º Workshop de Turismo da Região Sul do Tocantins, que tem como objetivo elaborar estratégias para o mapeamento do trade turístico dos municípios envolvidos.

O Workshop é dividido em três painéis. No primeiro será abordado o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o desenvolvimento do turismo sustentável”. Em seguida o painel “A Inserção no mapa turístico do Brasil – o Case de Gurupi-TO”. Esses dois primeiros serão no período da manhã de 8h às 12h. O terceiro painel iniciará às 14h e falará sobre a “Gastronomia e a biodiversidade local como fonte geradora de renda e fomento ao turismo”.

1º Workshop Sistema Regional de Inovação

Uma novidade para esta edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) é a realização do 1º Workshop Sistema Regional de Inovação, direcionado aos prefeitos, secretários e vereadores dos 17 municípios da Região Sul do Estado, no qual serão discutidas a organização de consórcios intermunicipais setoriais para o desenvolvimento dos envolvidos.

O workshop também será no dia 11, a partir das 14h e terá dois painéis de discussão. O primeiro será “Consórcios intermunicipais para desenvolvimento de sistema regional de inovação”; e o segundo será a apresentação do “Case de sucesso na perspectiva de consórcios intermunicipais”.

Sicteg

A Semana Integrada de Tecnologia e Inovação de Gurupi (Sicteg) é uma ação alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo – Academia – Empresas, estratégia diversificada para a popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade de Gurupi – UnirG e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual e Sebrae.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.