logo

Evangélicos de Palmas fazem campanha para incentivar a prática de atividades físicas e combater o sedentarismo

O projeto tem encorajado muitos cristãos a mudar os hábitos e a melhorar a qualidade de vida.

Levantar cedo e fazer caminhadas para combater o sedentarismo e a obesidade. Esse é o desafio de dezenas de fiéis que estão numa campanha de incentivo a prática de atividades físicas. A ideia é do pastor Irisvan Batista Nunes, líder da Igreja Assembleia de Deus localizada na Arse 12 – antiga 106 Sul, em Palmas. O projeto tem encorajado muitos cristãos a mudar os hábitos e a melhorar a qualidade de vida.

A prática de exercícios físicos faz parte de uma campanha maior, que vai durar 40 dias. O projeto também tem mobilizado a comunidade a ir ao médico para fazer exames de rotina e a mudar hábitos alimentares, como a redução do óleo, do sal e do açúcar na alimentação. Os cristãos também são motivados a ler a bíblia e a ter momentos de oração com Deus.

As caminhadas são feitas todos os dias, na maioria das vezes, em pequenos grupos. E aos sábados, todos se encontram às 6h, sempre num ponto diferente de Palmas. Os fiéis começaram no Parque Cesamar, ponto turístico da capital. Mas vão percorrer outros lugares, como a praia da Graciosa, a praça dos Girassóis e o parque dos Povos Indígenas.

Fotos: AD Arse 12

“Essa mobilização é um estímulo para que as pessoas possam procurar um profissional de saúde e, durante esses 40 dias, fazer caminhada. O fato de fazermos coletivamente é uma forma de estimular. É fato que, mesmo muitas pessoas estando bem espiritualmente, estão com excesso de peso, outras com pressão arterial alterada, outras com colesterol alterado e diversas enfermidades do corpo que precisam ser tratadas”, explicou o pastor Irisvan.

Fotos: AD Arse 12

As crianças têm levado a sério essa mobilização. Débora Campelo tem apenas 8 anos e resolveu levantar cedo para acompanhar os pais nas atividades. “Não achei muito difícil acordar porque geralmente levando às 6h para ir para escola. Eu acho que é a primeira vez que venho caminhar no parque Cesamar. Acho que não consigo dar a volta e caminhar por 3 km, mas vou ter que caminhar”, disse sorrindo. No final, deu tudo certo.

A líder de jovens da Rede Conectados, da Assembleia de Deus Arse 12, Deylla Rodrigues, tem a missão de atrair os jovens para o projeto. Ela brinca ao dizer que essa é uma boa oportunidade para quem deseja eliminar alguns quilinhos.

“A gente trabalha com o despertamento de vida e mudar um hábito de vida é algo que, sem sombras de dúvida, a longo prazo vai nos trazer muitos benefícios. Como nosso pastor tem dito, nós estamos cuidando também do templo do Espírito Santo. Por isso é tão importante estarmos aqui, tão cedo, caminharmos juntos e fazermos disso mais um momento de comunhão. É uma oportunidade maravilhosa para quem quer emagrecer”, afirma.

Todas essas atividades fazem parte da pré-campanha Vau de Jaboque. Durante os 40 dias, os cristãos oram, fazem jejuns e se preparam para o Vau de Jaboque, que será realizado de 1º a 7 de abril. Esse evento ocorre durante uma semana, sempre nas madrugadas. Os cultos são marcados por orações, ministração da palavra de Deus, curas e louvores.

Apesar de a campanha estar na 12ª edição, esse é o primeiro ano que os fiéis são mobilizados a fazer exercícios e a cuidar do corpo. Para o pastor Irisvan, essa mobilização pode ser um divisor de águas.

“A gente entende que precisamos ter uma vida longa, mas com qualidade de vida, que prestamos um serviço de grande relevância para o reino de Deus, então por que não cuidar do corpo? Em se tratando de Vau de Jaboque sempre fizemos as pré-campanhas apenas voltadas para o espiritual, essa será uma edição histórica e um divisor de águas. A partir dela, a gente espera influenciar outras igrejas a seguirem o mesmo caminho”, complementa.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.