logo

Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa participa do desfile de 7 de setembro na cidade de Gurupi

É de suma relevância, dentro desse contexto, resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história

Neste sábado, 07 de Setembro de 2019, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, participou do Desfile Cívico em Gurupi, com o tema “Meu Norte: um olhar de amor sobre minha terra”, enfatizando os principais aspectos referentes aos seguintes estados que compõem essa região.

Sobre o Acre frisou-se os seringueiros e Chico Mendes; em relação ao Amapá, o ciclo da mineração e seus efeitos sociais e ambientais; referente ao Amazonas, destacou-se o Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas, o encontro das águas e a lenda da Vitória Régia; já sobre o Pará, os museus turísticos, principais cidades, a cultura do Carimbó, o Paysandu Sport Club e o Garimpo Serra Pelada;  o estado de Rondônia mostrou o Setor Agrícola e o Museu da Estrada de Ferro, o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, o Arraial Flor de Maracujá de Porto Velho e lendas; Roraima trouxe as contribuições indígenas; e finalizando, o Tocantins  apresentou a diversidade religiosa do estado, as manifestações indígenas e africanas.

Foi um momento em que estudantes e equipe escolar puderam apresentar uma aula prática, valorizando o patriotismo. Além disso, a Unidade Escolar abrilhantou o desfile com sua Fanfarra e um pelotão formado por alunos inclusos, no intuito de valorizá-los neste evento tão importante para eles.

A Gestora da instituição de ensino, Débora Ribeiro dos Santos, frisou: “Essa data traz oportunidade para reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência. Os desfiles de Sete de Setembro são momentos para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos pátrios. Isso nossa escola prioriza, pois buscamos incutir, além de conhecimentos, valores importantes aos nossos alunos. É de suma relevância, dentro desse contexto, resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a importância cultural e o patrimônio da nação brasileira”, frisou a gestora.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: [email protected] – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.