logo

Educação promove inscrições no ‘Selo Quem Educa, Faz!’ nas diretorias regionais com Agenda Pedagógica

Estão sendo desenvolvidas atividades de monitoramento de indicadores, divulgação de ações da Seduc e construção de meios para combater a evasão escolar

Com o intuito de incentivar os professores das escolas tocantinenses a se inscreverem no Selo Quem Educa, Faz! e a construir mecanismos de combate e controle da evasão escolar, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza entre os dias 7 e 14 de junho, a I Agenda Pedagógica nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE).

No cronograma de atividades estão análises de resultados educacionais, panorama dos indicadores e proposta de Intervenção Pedagógica para qualidade do ensino e aprendizagem. O objetivo é acompanhar, orientar e fomentar ações pedagógicas desenvolvidas pela Seduc e pelas unidades escolares.

Participam das ações nas Diretorias, os diretores regionais de Educação, os diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, secretários municipais de Educação e os responsáveis pedagógicos das secretarias municipais de Educação.

Diretor de gestão da Educação básica da Seduc, Leandro de Souza Vieira explicou os objetivos da Agenda Pedagógica nas Diretorias Regionais. “A ideia é mobilizar todos os profissionais da educação com iniciativas pedagógicas para participação no Selo. É fundamental para os profissionais mostrarem o que está sendo feito nas escolas”, pontuou.

As inscrições para o Selo Quem Educa, Faz! estão abertas até o dia 15 de outubro. O certame já conta com mais de 1.420 inscrições.

Gurupi

Na regional de Gurupi, a Agenda Pedagógica aconteceu no dia 10. Foram abordados os resultados do 1° Bimestre de 2019; plano de ação da dupla gestora, gestor e coordenador pedagógico da escola. Foi feito monitoramento do trabalho pedagógico e ainda proposta para implementação do plano de ação da orientação educacional das Escolas.

Nilma Vasconcelos, diretora da Escola Estadual Vila Guaracy, falou que a Agenda Pedagógica esclareceu os momentos que a Educação vive e os resultados que ela tem alcançado. “Os índices do nosso Estado são ótimos, e essa ação de incentivo ao planejamento pedagógico e valorização dos trabalhos das escolas é necessária para que possamos crescer ainda mais, inclusive no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que foi muito frisado nas atividades”, destacou.

A diretora regional, Claudia Moreira dos Santos Assunção, falou sobre os ensinamentos da atividade. “A metodologia utilizada para abordar a forma de planejamentos pedagógicos das escolas foi crucial para melhora no trabalho dos servidores nas unidades escolares. Além disso, a valorização dos profissionais da Educação, por meio do Selo, mostra o compromisso da Secretaria de Educação com o trabalho de excelência desenvolvido nas escolas”.

Araguatins

Em Araguatins, a Agenda Pedagógica acontece nesta terça-feira, 11. O diretor regional, Luiz Carlos Pereira da Silva, destacou o apoio da Seduc na realização de atividades pedagógicas nas escolas. “Têm muitas ações de impacto que as escolas desenvolvem e que precisam ser fortalecidas. Essa iniciativa de incentivar os professores e gestores em seus projetos é importante para o desenvolvimento da gestão”.

Paraíso

Segundo a Diretora Regional de Educação de Paraíso, Meyrivane Teixeira Santos Arraes, “a Agenda Pedagógica contribuiu para o fortalecimento das ações das unidades escolares, em prol da aprendizagem com sucesso do aluno e permanência escolar”.

Já a supervisora educacional Daniela de Oliveira enfatizou os resultados do trabalho. “A equipe da Seduc trabalhou de forma objetiva e motivacional, deixando uma mensagem de apoio para as escolas. A DRE também sentiu que o caminho está sendo construído de forma democrática com a participação e contribuição de todos”, finalizou.

Ao longo da semana todas as Diretorias Regionais de Educação serão contempladas pela Agenda Pedagógica.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.