logo

Conecte conosco

Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho é lembrado nesta quarta-feira

O dia 28 de fevereiro é dedicado ao dia mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho para conscientizar a população.

A LER/DORT é uma síndrome clínica que afeta o sistema músculo-esquelético em geral, caracterizada pela ocorrência de vários sintomas, tais como dor crônica, parestesia, fadiga muscular, manifestando-se principalmente no pescoço, ombros e/ou membros superiores. Freqüentemente são causas de incapacidade laboral temporária ou permanente.

Sobre a doença

A LER/DORT se manifestam por um conjunto de sinais e sintomas, no inicio é comum uma sensação de desconforto como peso e cansaço no membro afetado. Surgem dores localizadas, formigamento, fisgadas, choques, edemas (inchaços), dormência e perda da força muscular. Nas fases iniciais a dor costuma ser aliviada com o repouso, mas se a atividade repetitiva e intensa persistir, esses sintomas são sentidos após o final da jornada de trabalho. Ao quadro doloroso persistente pode ser associado a angustia, medo e a depressão, fique atento e procure logo um serviço de saúde.

“A LER/DORT deve ser notificada no Sistema de Notificação de Agravos de Notificação, em unidades de saúde do SUS. Em 2017, somente oito municípios notificaram 64 casos, o que denota uma  subnotificação dos casos. A Gerência em Saúde do Trabalhador/CEREST Tocantins  vem trabalhando na divulgação do protocolo na rede de atenção, em todo o Estado, a fim  de garantir a assistência de qualidade aos usuários do SUS”, disse Mônica Costa Barros, fisioterapeuta da área técnica da Saúde.

Lesões que podem ser consideradas como LER/DORT

Cervicalgia, dorsalgia, ciática, lumbago com ciática, sinovites, tendinites, tenossinovites, bursites, síndrome do túnel do carpo, entre outros. É comum a ocorrência de mais de uma dessas patologias.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA