logo

Conecte conosco

Deputado Gipão tem projeto de Lei sobre pagamento de fiança via Pix Sancionado pelo Governador Wanderlei Barbosa

Lei sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa simplifica procedimentos na Polícia Civil, agiliza processos legais e fortalece segurança nos pagamentos de fiança.

Uma nova era na administração de fianças no Tocantins se inicia com a sanção, nesta quarta-feira, 10 de janeiro, da Lei nº 4.375/2024 pelo governador Wanderlei Barbosa (REP). A iniciativa, que permite o pagamento de fiança por meio do PIX, é resultado do projeto de lei do deputado estadual Aldair Costa Gipão (PL), destacando seu comprometimento com a modernização dos procedimentos jurídicos e fortalecimento da segurança no estado.

O atual método de pagamento de fianças, realizado em dinheiro nas delegacias, trazia riscos à segurança dos profissionais e cidadãos envolvidos. Com a nova legislação, o PIX surge como uma alternativa mais segura, eficiente e alinhada aos avanços tecnológicos.

“A lei vai gerar mais segurança e agilidade ao Sistema de Segurança Pública do estado, além de facilitar o trabalho da Polícia Civil”, assegurou Gipão, enfatizando o impacto positivo da medida. O deputado destaca que a introdução do PIX não só simplifica os procedimentos, mas também traz transparência e rastreabilidade, graças aos protocolos eletrônicos gerados nas transações financeiras.

De acordo com o texto da lei, o PIX será integrado aos procedimentos legais, com o comprovante de pagamento anexado ao inquérito e/ou autos processuais. A informação do pagamento via PIX constará na certidão juntada aos autos e no livro de fiança, garantindo transparência e rastreabilidade das transações.

A nova legislação, que entrará em vigor em 60 dias, representa um avanço significativo na modernização dos processos jurídicos no estado, evidenciando a visão proativa e comprometida do deputado Aldair Costa Gipão com a eficiência e segurança no Sistema de Segurança Pública do Tocantins.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA