logo

Conecte conosco

CULTURA – Projeto Literatura na Biblioteca comemora Dia do Poeta da Literatura de Cordel em Palmas, Araguaína e Gurupi

A literatura de cordel e o poeta cordelista fazem parte da cultura e do imaginário brasileiro e o Sesc Tocantins preparou uma programação especial para homenagear esse gênero literário.

No dia 1 de agosto, às 16 horas, três cordelistas irão narrar histórias em comemoração ao Dia Do Poeta da Literatura de Cordel. Demar do Cordel irá se apresentar na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas, na 502 Norte, Zequinha Decolores, no Centro de Atividades Sesc Araguaína Anselmo da Silva Moraes, e Roberto José Ribeiro, na Unidade do Sesc Gurupi. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Demar do Cordel é professor, mestre da cultura popular, músico, poeta declamador, compositor, poeta popular, cordelista, humorista, palestrante e oficineiro. Autor de mais de 60 títulos de literatura de cordel, já recebeu vários prêmios em todo o país.

Zequinha Decolores nasceu em Babaçulândia, Tocantins. Como escritor possui as seguintes publicações independentes: Novena de São João Batista, Novena Comunitária a São José e Novena Bíblica em Honra a São Pedro Apóstolo. Possui mais de cem pequenos textos entre poesias, crónicas, contos, jograis, peças teatrais e literatura de cordel. É membro fundador da ASPEARA (Associação de Poetas e Escritores de Araguaína).

Roberto José Ribeiro nasceu em São João do Rio do Peixe, Paraíba, e se mudou para as matas de Gurupi – TO, em 1953. Foi representante do Município
de Gurupi em Goiânia, professor-alfabetizador, contador, comerciante, produtor rural, professor, vice-diretor e diretor do Colégio Estadual de Gurupi.

Dia do Poeta da Literatura de Cordel – 1 de agosto

A Literatura de Cordel é um gênero literário que se popularizou na região Nordeste do país e é conhecida por esse nome porque seus poetas criavam suas rimas, a partir de relatos orais do cotidiano, em folhetos e penduravam em cordas, barbantes ou cordéis, expondo para venda.

Esse gênero se destaca pela oralidade em seus versos e rimas, que são apresentados na forma escrita, utilizando uma linguagem informal, descontraída e com bom humor. Alguns assuntos, como política, religião, realidade social, eventos históricos, o folclore e a cultura brasileira são bastante abordados no cordel. Além disso, uma das suas características são as xilogravuras – gravuras em madeira – que ilustram os poemas escritos.

Literatura na Biblioteca

O projeto Literatura na Biblioteca tem como objetivo provocar uma reflexão por meio da aproximação da literatura e de debates que incentivem a compreensão, possibilidades, semelhanças e diferenças a partir de obras desenvolvidas. Oportunizando ao leitor conhecer e ser sensibilizado para leitura e descoberta de novos títulos e autores, gêneros e textos com estilística diferenciada, que provoque reflexão de temas cotidianos, para além de relações amorosas e conflitos familiares. Em especial, buscando valorizar autores e livros do estado do Tocantins.

Sobre o Sesc

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.