logo

Conecte conosco

Com grandes atrativos turístico, município de Formoso do Araguaia passa a fazer parte do mapa do Turismo Nacional

Depois de um trabalho duro em um longo processo de inventário turístico e o registro dos trade, formoso do Araguaia agora está devidamente reconhecido e inserido nas rotas turísticas nacionais e com o selo da Empresa Brasileira de Turismo – do Ministério do Turismo.

Localizado na região sul do estado do Tocantins, o município de Formoso do Araguaia, entrou para o mapa do Turismo Nacional, programa organizado e gerido pela Embratur, do Ministério do Turismo. O inventário, autorizado pelo prefeito Heno Rodrigues em 2021, foi realizado pelo município e concluído no mesmo ano sob a gestão da secretária municipal de Turismo, Esporte e Juventude de Formoso do Araguaia Keila Veras.

O município de Formoso do Araguaia, na região da Ilha do Bananal, é um dos mais ricos em atrativos turísticos. Além de lindas praias de águas multicoloridas e areias claras, a oferta turística gira em torno da pesca esportiva, do etnoturismo, ou seja, turismo em que os viajantes conhecem de perto a vida, os costumes e a cultura de um determinado povo, especialmente povos indígenas e da atividade agropecuária presente nas plantações do Projeto Rio Formoso.

Tendo ainda as belas paisagens ao longo das margens dos Rios Formoso, Xavante e Javaé e ainda de vários lagos bem como da Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. Os turistas encontram também muito sol e praias com águas refrescantes, cercada pelos rios, a área de 1 milhão e 900 mil hectares distribuído sobre uma extensão de 350 km no sentido norte-sul e 80 km leste-oeste o Projeto Rio Formoso é reconhecido nacionalmente como o maior empreendimento agrícola irrigado em área contínua da América Latina, ocupando mais de 32 mil hectares.

O município de Formoso do Araguaia, conta com 11 aldeias indígenas dos povos Javaés e Karajás além do Museu Indígena Inyheto dedicados aos povos indígenas Javaé e karajá, um lugar repleto de histórias e tradições.

De forma ousada e determinada o prefeito Heno Rodrigues conseguiu dar um grande passo administrativo, reconhecendo a importância e a força do turismo como fator de geração de emprego e renda com o inventário turístico no município de Formoso do Araguaia, conseguindo concretizar o que qualquer município almeja, que é este reconhecimento como município turístico identificado pelo selo da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) do Ministério do Turismo.

Otimista pelo reconhecimento e a inclusão no mapa turístico nacional, a secretária municipal de Turismo, Esporte e Juventude, Keila Veras, afirmou que mesmo tendo adquirido esta grande vitória, o trabalho está apenas começando. “Reconhecemos e somos grato por termos conseguido essa grande vitória que foi essa inclusão, mas temos convicção que temos muito trabalho pela frente, é preciso continuarmos capacitando tanto os proprietários de atrativos, as agências receptivas, guias/condutores, meios de hospedagens, alimentação e transportes para que possamos oferecer atrativos e um serviço de qualidade aos nossos visitantes para que sintam-se realizados e satisfeitos”, destacou a secretária Keila Veras.

Mesmo reconhecendo que há muito a ser feito, a secretária Keila Veras externou a sua gratidão a frente desta importante pasta que é a secretaria municipal de Turismo, Esporte e Juventude,  mas reconhece que um grande passo para grandes conquistas já foi dado, agradecendo ao prefeito Heno Rodrigues pelo apoio e confiança que sempre lhe dispensou, afirmando ainda que o sentimento é de dever cumprido.

Já o prefeito Heno Rodrigues, destacou que o sentimento é de gratidão, gratidão a Deus, gratidão pela união por parte dos empresários e do setor público que foi essencial nesse processo de desenvolvimento. Ainda de acordo o gestor, muita coisa terás que ser feita, mas que continuará trabalhando com muita responsabilidade, profissionalismo para avançar sempre e obter grandes conquistas, apoiando e incentivando sempre os empreendedores turísticos a melhorar cada vez mais na receptividade dos que buscarem o lazer e descanso, e consequentemente deixando o dinheiro e a riquezas para no município.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA