logo

Clube de Leitura do Sesc irá debater sobre o livro “Me chame pelo seu nome”

No mês de outubro o Clube de Leitura do Sesc escolheu para debater o livro “Me chame pelo seu nome”, de André Aciman. O encontro será realizado mais uma vez de forma on-line e a participação é gratuita.

O Clube de Leitura acontece às 19h no dia 29 de outubro pela plataforma Google Meet. Ação realizada pelo Sesc Tocantins, por meio da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Centro de Atividades da 502 Norte, tem como objetivo promover o livro e incentivar a leitura. Informações pelo telefone (63) 3212-9940 ou pelo email [email protected]

Me chame pelo seu nome – resumo

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida. Com rara sensibilidade, André Aciman constrói uma viva e sincera elegia à paixão, em um romance no qual se reconhecem as mais delicadas e brutais emoções da juventude. Uma narrativa magnética, inquieta e profundamente tocante. O livro inspirou o filme dirigido por Luca Guadagnino, aclamado nos festivais de Berlim, Toronto, do Rio, no Sundance e um dos principais candidatos ao Oscar de 2018.

Sobre o autor

André Aciman nasceu em Alexandria, no Egito, em 2 de janeiro de 1951. De família sefardita, ou seja, judeus da península ibérica, cresceu em um ambiente poliglota, com os membros da família falando italiano, grego, ladino e árabe. Por conta da origem da sua família, Aciman não é considerado egípcio, embora tenha nascido no país. Viveu na Itália antes de se mudar para os Estados Unidos nos anos sessenta. Graduou-se em Literatura Comparada na Lehman College e obteve os títulos de Doutor e Mestre pela Universidade de Harvard. Publicou seu primeiro livro, Out of Egypt, em 1995, e o título mais recente, Enigma Variations: A Novel, em 2017. Sua obra mais conhecida é o livro Me Chame Pelo Seu Nome, de 2007, que ganhou uma aclamada adaptação para os cinemas. Como acadêmico, dá aulas da Universidade de Nova Iorque e realiza pesquisas sobre Marcel Proust. Com informações do site:
https://www.estantevirtual.com.br/livros/Andr%C3%A9%20Aciman?busca_es=1

Livros em discussão em novembro
Caixa-preta – o Relato de Três Desastres Aéreos Brasileiros (Ivan Santanna).

Vale lembrar que o encontro virtual acontece sempre às últimas quintas-feiras de cada mês.

Clube de Leitura do Sesc
Uma realização da Biblioteca e da Promotoria Cultural em Literatura do Sesc Tocantins, o Clube de Leitura do Sesc tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e promover o debate sobre obras literárias brasileiras e estrangeiras importantes. Suas edições acontecem sempre na última quinta-feira de cada mês, às 18h30, sendo, antes da pandemia, na Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), sempre com entrada gratuita. Agora, via internet. Para participar, basta acessar o link no dia do evento com anotações e apontamentos sobre o livro do mês.

Biblioteca C.A. Palmas

Com um acervo bibliográfico com cerca de 14 mil exemplares, disponibilizando livros dos mais diversos gêneros, a Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Palmas (502 Norte), dispõe de livros com títulos das diversas áreas do conhecimento, revistas, jornais e DVD’s, além de um acervo dedicado à cultura regional. Possui ainda uma biblioteca infantil que atende crianças de 05 a 12 anos. Além do acervo físico, os usuários dispõem de acesso à internet em computadores da Biblioteca ou através da rede Wi-fi e mesas para estudos coletivos e individuais, por meio de baia com computadores com acesso à internet para consulta e pesquisa literária. Em tempos normais, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h50. Por enquanto, está atendendo no sistema Drive-Thru.

Seguindo a política do Sesc Nacional quanto ao incentivo da Cultura em suas diversas formas, o Sesc Tocantins acredita que a leitura e o livro são ferramentas essenciais dessa política. Assim, além dessa ação cultural, oferece uma rede de bibliotecas nas principais cidades do Estado, e a unidade móvel BiblioSesc, que espalha a leitura pelos bairros de Palmas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.