logo

Agenda dos Jogos Estudantis promove visita de estudantes a pontos turísticos na Praça dos Girassóis

Participaram do passeio geoturístico os estudantes do Colégio Estadual Coronel José Francisco de Azevedo, de Conceição do Tocantins, e da Escola Municipal Genésio Gomes, de Praia Norte

Com jeito lúdico de contar história e rememorar fatos marcantes, o projeto “Uma viagem cultural pela história do Tocantins com a Trupe da Cultura” levou na manhã desta sexta-feira, 28, estudantes de duas unidades escolares do Estado para uma visita a pontos turísticos na Praça dos Girassóis.  As atividades fazem parte da agenda da fase estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), que ocorre em Palmas.

A atividade conduzida pela Trupe da Cultura, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), iniciou pelo Memorial Coluna Prestes, onde está instalada a ‘Exposição Siqueira Campos, Um Estadista do Setentrião Goiano’ que encerra nesta sexta-feira. A Exposição Siqueira, composta de painéis com fatos e fotos, além de documentos e objetos, estará no município de Gurupi, no mês de agosto. Os alunos também passaram pela Cascata e pelo Palácio Araguaia.

Na visita aos pontos turísticos, os estudantes do Colégio Estadual Coronel José Francisco de Azevedo, de Conceição do Tocantins, e da Escola Municipal Genésio Gomes, de Praia Norte, aprenderam história e geografia em prosa e verso. “Nós utilizamos o lúdico para que eles aprendam melhor a história do Estado. E nossa praça conta toda a história do Tocantins, desde a luta pela criação aos dias de hoje”, explicou a atriz Sheyla Virgínio, da Trupe da Cultura.

Aprendizagem

Para a estudante do 8º ano do Colégio Estadual Coronel José Francisco de Azevedo, Carmem Criçula Barbosa, a visita aos monumentos da Praça dos Girassóis ajuda a complementar o que é ensinado na escola. “Muita coisa já foi falada em sala de aula e aqui temos a oportunidade de ver de perto. O que mais gostei foi do Memorial, pois lá a gente faz uma viagem no tempo”, ressaltou.

A professora de Biologia Suelen Sales de Andrade, da Escola Municipal Genésio Gomes, destacou a importância das atividades culturais que antecedem à realização dos Jets e Parajets. “É uma experiência rica para os nossos alunos, para muitos é a primeira vez que vêm a Palmas. Viemos para participar dos jogos, e essas visitas ajudam a tirar um pouco da tensão, deixam os nossos atletas mais tranquilos”.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.