Durante a visita ao setor Maracanã, Laurez conheceu de perto os projetos de acolhimento, capacitação e inclusão social desenvolvidos pela instituição que atende mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade.
Dando continuidade à sua agenda em Araguaína, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, visitou na manhã desta terça-feira, 24, o Instituto Humanitário Anita Luiza. A entidade, localizada no setor Maracanã, é referência em acolhimento, capacitação profissional e valorização da dignidade humana, especialmente para mulheres vítimas de violência, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Capacitação e Inclusão Social
O Instituto, que é uma organização sem fins lucrativos, oferece uma ampla variedade de atividades que vão desde atendimentos psicológicos e palestras motivacionais até cursos práticos nas áreas de artesanato, vestuário, culinária, informática, administração, contabilidade, costura, crochê, entre outros. O objetivo principal é preparar os atendidos para o mercado de trabalho e fortalecer a autoestima e a autonomia.
Aos sábados, o espaço ganha ainda mais vida com o Projeto Conectados XXXIII, que oferece aulas de informática, música e esportes como karatê para adolescentes de 12 a 16 anos, promovendo inclusão social desde cedo.

Um Marco para o Instituto
A presidente da instituição, Rosemary Sobrinho, recebeu o vice-governador com emoção e destacou a importância do momento. “Hoje estamos aqui recebendo com muita alegria a visita do nosso vice-governador Laurez. Ele quis conhecer de perto nossa estrutura e nosso trabalho com as mulheres de Araguaína. Para nós, é um divisor de águas. Esperamos que venham parcerias para melhorar ainda mais a nossa unidade”, declarou.

Olhar Sensível e Compromisso com o Social
Durante a visita, Laurez Moreira reforçou a importância de conhecer experiências bem-sucedidas de inclusão social. “É nosso dever, como homens públicos, enxergar a realidade do Estado, buscar os bons exemplos e encontrar formas de ampliar essas iniciativas. O Instituto Anita Luiza é um bom exemplo de que é possível transformar vidas com boa vontade e trabalho sério”, afirmou.
Ao ser questionado sobre o papel do poder público no fortalecimento de projetos como o Anita Luiza, Laurez foi direto: “Temos várias formas de ajudar, seja com infraestrutura, com espaços físicos ou com outros apoios que facilitem o desenvolvimento dessas ações. Percebi que há necessidade de ampliação aqui, e queremos transformar boas ideias em benefícios concretos para a população”.

Histórias que Inspiram
Entre os momentos mais emocionantes da visita esteve o depoimento de Leonice Pereira do Nascimento, ex-aluna e hoje professora no Instituto. Ela contou como o curso de costura mudou sua vida e a ajudou a superar um quadro de depressão. “Fiquei muito nervosa de vir sozinha, mas com o apoio da família e do Instituto, hoje só é sorriso. Me sinto honrada de ensinar outras mulheres e ver que elas também estão conseguindo empregos. Isso não tem preço”, relatou Leonice, emocionando os presentes.

Reconhecimento de Autoridades Locais
O vereador de Araguaína, Marcos Duarte, também acompanhou a visita e ressaltou o papel fundamental de instituições como o Instituto Anita Luiza. “O poder público, sozinho, não consegue alcançar todos os setores da sociedade. Por isso, é essencial fortalecer parcerias com organizações que, como o Instituto Anita, desenvolvem um trabalho sério e transformador”, disse.
A agenda contou ainda com a presença de importantes nomes da política tocantinense, como o ex-vice-governador Paulo Sidnei, o ex-prefeito de Palmas Raul Filho, o ex-secretário de Estado Herbert Brito (Buti) e o ex-deputado Palmeri Bezerra, demonstrando o apoio institucional e político ao trabalho da entidade.



























