logo

Conecte conosco

Frísia participa do 9º Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatológicas do Tocantins

Evento apresentou dicas e informações que auxiliarão o produtor a reduzir possíveis efeitos danosos causados pelas mudanças climáticas

 

Na noite desta terça-feira (29), às 19 horas, o Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos recebeu o 9º Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatológicas do Estado do Tocantins. O evento é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), com apoio da Cooperativa Frísia, Sistema OCB/TO e outros parceiros.

Com o tema ‘Tendências do clima’, a iniciativa promoveu o planejamento da safra 2023/2024 e contou com palestras que debateram sobre os impactos do clima na produção agrícola, realização dos tratos culturais; prevenção de doenças e pragas, além de assuntos como resfriamento global e seus impactos sociais.

De acordo Glayson Oliveira, engenheiro agrônomo da Frísia, eventos deste porte são estratégicos não só para os produtores rurais como também para as autoridades locais, empresários e estudantes. “O fenômeno El Niño no Brasil provoca mudanças na temperatura e no regime de chuvas em diversas regiões. Por isso, é necessário sabermos o quanto os efeitos climáticos irão impactar na produção agrícola, para conseguirmos planejar e estarmos preparados para o que está por vir”, relata.

Glayson destaca ainda que a Frísia busca minimizar os impactos que podem ser causados por falta de chuvas nas lavouras dos cooperados por meio de práticas que melhoram o perfil do solo, como o uso adequado de doses de calcário e gesso onde são incorporados em profundidade com grades pesadas logo na abertura das áreas. “Na sequência, usamos coberturas de solo (braquiária, milheto, crotalária, entre outros) para diminuir a perda de umidade desse solo e oferecer um microclima mais adequado para a cultura que será implantada. Passamos informações de atualizações climáticas através da equipe de climatologia da Fundação ABC. No contexto geral, precisamos estar preparados para as condições adversas do clima, tanto para a falta ou excesso de água ao longo do desenvolvimento da cultura”, alerta o engenheiro.

O 9º Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatológicas apresentou ao agricultor dicas e informações que o auxiliarão a ter uma boa produtividade, e reduzir possíveis efeitos danosos, realizando o planejamento e monitoramento das suas atividades agrícolas e das previsões climáticas, semana após semana.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA