A Campanha Nacional de Multivacinação que teve início no ultimo dia 19, tem o foco agora na população da Zona Rural. A Campanha visa resgatar a população não vacinada ou com esquemas incompletos e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas doenças imunopreveníveis.
Crianças e adolescentes, público-alvo prioritário, da zona rural do Trevo da Praia devem comparecer com os pais para atualizar a caderneta de vacinação. O Dia D nessa e em outras comunidades é uma forma de facilitar o acesso, tendo em vista que as comunidades estão mais distantes e demandam uma logística grande.
O ‘Dia D’ no Trevo da Praia irá contar com a mobilização de profissionais e acontecerá pela manha no Posto de Saúde do Trevo da Praia , que fica ao lado do colégio e no período da tarde a equipe irá visitar as fazendas das proximidades, seguindo até as 17 horas.
As crianças poderão receber as doses da DTP (previne difteria, tétano e coqueluche), Pentavalente (coqueluche, tétano, difteria, hepatite B, haemophilus B), Pneumococcica (pneumonia por pneumococco), Rotavírus (diarréias causadas por rotavírus), Poliomielite (poliomielite), Meningococica (doenças meningocócicas), Febre Amarela (febre amarela), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela – conhecida como catapora), Hepatite A (hepatite A), Hepatite B (hepatite B).
Os adolescentes podem receber a DT (contra tétano e difteria) e, assim como as crianças, as doses contra a febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B. Meninas podem se imunizar, ainda, contra o câncer do colo do útero e verrugas genitais por HPV (HPV).
A equipe da saúde de Gurupi orienta aos moradores das fazendas que não tranquem as porteiras para facilitar o acesso da equipe móvel de vacinação.
________________________