Vinte destinos de Sol e praia recebem primeiras equipes para diagnóstico e pesquisa

logo

Conecte conosco

Vinte destinos de Sol e praia recebem primeiras equipes para diagnóstico e pesquisa

Avaliar a temporada e projetar melhorias é o objetivo do trabalho que será levado a 47 praias em 45 municípios

Com apoio do Governo do Tocantins na ordem de R$ 35 milhões, direcionados para infraestrutura, por meio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), a Temporada 2024 começou em ritmo forte e grande público. Outras ações desenvolvidas pela Pasta do turismo são voltadas para o diagnóstico e pesquisa em 47 praias e 45 municípios.

Estas atividades começaram na sexta, 12, quando as equipes da Setur partiram em viagem para 21 municípios e suas respectivas praias, nas regiões norte, sul e sudeste do Estado. Este primeiro levantamento termina no dia 19, e logo em seguida serão realizados novos levantamentos por outras regiões.

“O diagnóstico é realizado nas praias e consiste em um formulário próprio, que leva em consideração vários itens, desde acesso, passando pela programação e infraestrutura”, explica a superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Kleiryanne Aguiar.

Cleder Jácome, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Aguiarnópolis ressalta que o diagnóstico será usado para o município identificar pontos positivos e setores a serem melhorados. “Assim, podemos melhorar e oferecer um trabalho de excelência para os turistas e também para a comunidade”, disse.

Pesquisa

Entre os municípios visitados neste final de semana estão Peixe, com a Praia da Tartaruga, e Paranã, onde a alta temporada conta com estrutura montada no Praião Dominguinhos. Para a realizar as pesquisas, a Setur conta com apoio das prefeituras municipais, que envolvem equipes locais para o contato direto com os veranistas.

Entre eles, Maristela Francisco de Carvalho está atuando pelo segundo ano consecutivo como pesquisadora e explica que o Praião Dominguinhos recebe veranistas principalmente de outros municípios tocantinenses e de Goiás, além de filhos de Paranã que vivem em cidades como Brasília e Goiânia.

Maristela cita um ônibus com 36 pessoas de Brejinho de Nazaré que todos os anos escolhem uma praia tocantinense para visitar. Neste ano, foi a vez do Praião, que agradou em cheio o grupo pela organização.

Outros municípios e praias visitados nesta semana são Buriti, São Sebastião, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Araguatins, Maurilândia, Praia Norte, Juarina, Couto Magalhães, Xambioá, Araguanã, Bernardo Sayão, Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, São Salvador e Aliança.

“Este trabalho realizado todos os anos nas praias e municípios tocantinenses é importantíssimo para a elaboração de projetos voltados para o desenvolvimento do turismo, seja nos municípios ou especificamente nas praias”, confirma o secretário de Turismo Hercy Filho. Segundo ele, o governador Wanderlei Barbosa é defensor da ampliação do turismo de praia e convocou as demais pastas de sua gestão para uma atuação multidisciplinar.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA