Imagens foram registradas durante imunização no Parque da Pessoa Idosa. Prefeitura da capital tem feito força-tarefa para vacinar trabalhadores da saúde e idosos com mais de 80 anos.
Um vídeo feito durante a vacinação de profissionais da saúde em Palmas mostra aglomeração e desrespeito com o distanciamento, uma das recomendações para evitar o avanço do novo coronavírus. As imagens foram feitas no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, nesta quarta-feira (3), durante a aplicação da primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19.
A prefeitura começou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro. Atualmente estão sendo vacinados os profissionais da saúde que atual diretamente no enfrentamento ao coronavírus e idosos acima de 80 anos. Veja tudo sobre a vacina contra a Covid na capital.
Nas imagens, é possível ver os profissionais de máscara, mas aglomerados à espera da imunização. A prefeitura da capital foi procurada, mas não se manifestou sobre a situação.
A Secretaria Municipal da Saúde informou, no início da semana, sobre uma força-tarefa para imunizar os profissionais e idosos com mais de 80 anos, com a segunda dose da Coronavac, durante essa semana.
No Parque da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira, a vacinação foi aplicadas das 13 às 19 horas. Compareceram os trabalhadores da saúde cujos nomes constam nas listas encaminhadas pelas unidades de saúde públicas e privadas.
Neste primeiro momento, estão contemplados aqueles que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, devido à maior exposição ao risco de contaminação, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde e constante no Plano Municipal de Vacinação.
Imunização continua
Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), os idosos acima de 80 anos vão receber a segunda dose da vacina, pelo sistema drive-thru, como ocorrido na aplicação da primeira dose. A ação de imunização é realizada nos estacionamentos do Ginásio Ayrton Sena (região Sul de Palmas) e do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho (Centro), das 8 às 17h.
Já no sábado (6), a vacinação ocorre na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 13 (108 Sul), das 8 às 17h, tanto para profissionais da saúde, quanto para idosos que não puderam comparecer nas ações anteriores, apenas para os casos de segunda dose.
A secretaria informou que é necessário levar documento com foto (RG ou Registro Profissional, no caso de profissional da saúde), cartão de vacina e cartão do SUS. Caso não possua o cartão do SUS, o cidadão pode comparecer à unidade com o CPF.
Os idosos acamados ou com mobilidade reduzida receberão a segunda dose em casa, a partir do próximo dia 08, conforme calendário proposto por cada unidade da família.