Laurez Moreira participa do evento em busca de soluções tecnológicas inovadoras para melhorar o bem-estar dos cidadãos do estado
Nesta quarta-feira, 22 de março, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participaram da abertura da 4ª Edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB), com o objetivo de conhecer soluções tecnológicas inovadoras que possam melhorar o bem-estar dos cidadãos e apresentá-las ao governo estadual.
Melhorar a participação do cidadão
Durante a palestra de abertura, a futurista premiada Cecilia Tham, CEO do Futurity Systems, falou sobre o tema “Cidades que aprendem com o metaverso”, apresentando exemplos de como essa tecnologia pode melhorar a participação do cidadão nas tomadas de decisões que impactam o bem-estar social. Tham destacou a importância de cada cidade identificar suas forças e buscar uma estratégia para implementar soluções de tecnologia, mesmo que seja um pequeno protótipo, e agir rapidamente para se adaptar às mudanças tecnológicas em constante evolução.
Projetarem de cidades que aprendem
Durante sua palestra, Cecília Tham também enfatizou a urgência de os governos em todo o mundo regularem as atividades no metaverso, especialmente em relação à descentralização de finanças, segurança, identidades digitais, proteção de dados e privacidade. Além disso, ela ressaltou a importância de planejadores projetarem “cidades que aprendem” para otimizar o uso da tecnologia e reduzir custos.
Implementar políticas que facilitem o dia a dia
O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, destacou a importância do evento para o estado, afirmando que é dever de um bom gestor buscar novas ideias e iniciativas inovadoras para melhorar o bem-estar dos cidadãos. Ele ainda enfatizou a intenção de apresentar essas ideias ao governador Wanderlei Barbosa e implementar políticas que facilitem o dia a dia das pessoas em todos os setores do setor público.
Formar cidadãos que tenham uma visão tecnológica
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância da inserção da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, destacando que essa é uma das principais frentes de trabalho da Educação do Tocantins. Para ele, é fundamental trabalhar desde as salas de aula para formar cidadãos que tenham uma visão tecnológica, ou seja, que saibam utilizar a tecnologia em prol do bem-estar humano.
Que saibam pensar em soluções tecnológicas
Vaz também enfatizou que as discussões apresentadas na Smart City Expo Curitiba, sobre o uso da tecnologia para criar cidades inteligentes e sustentáveis, são extremamente relevantes para a preparação dos jovens para o futuro. Ele destacou a necessidade de profissionais que saibam pensar em soluções tecnológicas para as diferentes demandas sociais, visando acelerar a mobilidade urbana sustentável e inteligente nas cidades.
Desafios tecnológicos do futuro
Nesse contexto, iniciativas como a Game Jam são fundamentais para a preparação dos jovens. Ao produzirem jogos que promovem a aprendizagem sobre temas relevantes, como a educação fiscal, os estudantes são estimulados a pensar de forma criativa e inovadora, o que contribui para a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro.
Estratégias para o segmento da Educação
O vice-governador Laurez Moreira e o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, se reuniram com o presidente, Haroldo Jacobovicz, a vice-presidente, Noeli Isfer, e o representante de computadores virtuais da Arlequim, Manoel da Costa, da empresa de tecnologia da informação Arlequim para discutir estratégias para o segmento da Educação.
Presentes no evento
Além disso, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o deputado estadual, Eduardo Mantoan; o presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas, Tom Lyra; e o prefeito da cidade de Brejinho de Nazaré, Marco Aurélio Bispo Nobre, também estiveram presentes no congresso. O evento continua nos dias 23 e 24 de março no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui).