Laurez Moreira destaca importância de trazer curso de medicina para a região do Bico do Papagaio
No último dia 17 de março, ocorreu uma audiência pública na Câmara Municipal de Araguatins, com a presença do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, para discutir a implantação da Universidade de Gurupi (UnirG) na cidade. Durante a audiência, o vice-governador destacou a importância de trazer a universidade para o município, enfatizando que a chegada do curso de medicina irá beneficiar diversos setores, impulsionar a economia e melhorar a rede de saúde, desde o estagiário até o profissional qualificado.
O vice-governador também parabenizou a prefeita Josi Nunes por dar sequência ao trabalho de expansão da UnirG para outras cidades, lembrando que, quando assumiu a prefeitura de Gurupi, transformou o Centro Universitário em universidade para que pudesse ser expandido para outras cidades. Ele ainda destacou que o processo de implantação do curso de medicina em Paraíso já foi concluído e está em pleno funcionamento.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, afirmou que tanto o município quanto a instituição irão se empenhar para que a expansão para Araguatins seja efetivada. O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, também ressaltou os benefícios que a comunidade terá com a implantação da universidade, enfatizando que a educação, a saúde e a infraestrutura podem gerar emprego e renda na região do Bico do Papagaio.
Além dos representantes políticos, a audiência contou com a participação da estudante araguatinense Thayla Moreira, que se mostrou feliz com a possibilidade da UnirG ser implantada na cidade, destacando as oportunidades que surgirão para os jovens e para a geração de emprego na região.
Atualmente, a UnirG conta com mais de 4,2 mil alunos, 670 colaboradores e cerca de 300 professores. Em 2021, a universidade passou a oferecer o curso de medicina em Paraíso do Tocantins, por meio de parceria entre os municípios e o governo do Tocantins. A UnirG é uma instituição pública municipal de ensino superior mantida pela Fundação UnirG, entidade de direito público, que foi criada em 1985 como Faculdade, transformou-se em Centro Universitário e, em 2018, conquistou o título de Universidade.