O vereador Filipe Martins (PSC) disse nesta segunda-feira, 18, estar muito preocupado com a situação das crianças e alerta os pais a redobrarem atenção e cuidados.
É que vídeos infantis estão sendo interrompidos com imagens da assustadora boneca Momo. São cenas terríveis que ensinam, passo a passo, como as crianças devem fazer para cortar os pulsos. E as instruções bem claras, como: “busque algo bem pontudo, e se corte! Se não doer, faça mais forte!”.
No ano passado, o parlamentar fez um alerta sobre situação parecida envolvendo a mesma boneca.
Para Martins, é preciso que os pais conversem com os filhos e perguntem sobre eventuais orientações dessa “boneca”, pois em caso de não cumprimento das instruções, a boneca ameaça as crianças.
“É uma situação perigosa. Vamos proteger nossos maiores tesouros e vamos começar por nós adultos, deixando de ver tanta coisa pela internet, e usando nosso tempo com a família em atividades que as vezes, deixamos de lado como um jogo de tabuleiro, ler histórias, colorir e principalmente, buscar sempre a presença de Deus em família”, sugeriu.
Perigo
A maior surpresa dos pais, é que mesmo colocando filtros nos vídeos, deixando-os no modo restrito, e utilizando o aplicativo YouTube Kids, as crianças não ficam isentas de serem alcançadas pelo terror.
O YouTube se manifestou com uma carta dizendo que, “…depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade….”.