Acadêmicos, técnicos administrativos, docentes e visitantes terão que apresentar documento que comprove pelo menos o início da imunização
A partir do dia 3 de janeiro de 2022, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) exigirá a apresentação do comprovante de vacinação como requisito obrigatório para a entrada e permanência em suas unidades, além da continuidade dos protocolos de segurança em saúde que já estavam em vigor.
A medida foi aprovada pelos Conselhos Superiores da Unitins – Consepe e Consuni – no dia 9 de dezembro deste ano e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa terça-feira, 14. A Resolução faz parte do Protocolo Institucional em segurança para o retorno presencial das atividades educacionais de ensino, pesquisa e extensão em todos os câmpus da Unitins.
De acordo com a normativa, o acesso dos discentes, docentes, servidores técnicos administrativos, colaboradores eventuais e/ou visitantes nas dependências de qualquer unidade da IES somente será permitido com uso de máscara de proteção facial e apresentação do cartão de vacinação que comprove, pelo menos, o início do ciclo vacinal de imunização.
Para os acadêmicos, a apresentação do comprovante de vacinação ocorrerá durante o processo de matrícula ou rematrícula. No caso dos docentes e corpo técnico-administrativo, o processo será realizado mediante protocolo junto à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, pontua que um levantamento interno da Universidade demonstrou que cerca de 97% da comunidade acadêmica já iniciou o ciclo vacinal contra a covid-19, tendo tomado pelo menos a primeira dose da vacina. Ele ressalta, ainda, que a retomada das atividades totalmente presenciais nos câmpus “é um anseio da nossa comunidade acadêmica e essa foi uma decisão dos nossos Conselhos Superiores, que têm representação de acadêmicos, professores e técnicos administrativos”.
Para coordenar a retomada das aulas 100% presenciais no semestre 2022/1, que iniciam em fevereiro, adaptar os protocolos à realidade local e analisar o cenário das etapas de implementação das medidas protetivas, a Unitins manterá as Comissões Locais de Segurança em Saúde e Prevenção à covid-19 nos câmpus.
A Resolução também prevê o retorno ao ensino remoto e/ou híbrido, caso haja aumento expressivo no número de casos, hospitalizações e mortes por covid-19. A Resolução e o Protocolo completos podem ser acessados neste link.