Na noite de ontem, 25, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica e a reitora Ma. Sara Falcão receberam acadêmicos do curso de Medicina, no auditório do Centro Administrativo da Instituição. A reunião tratou da exposição da planilha de análise financeira dos cursos e da proposta de expansão da universidade.
Thiago Benfica relatou que “estamos abertos para prestar esclarecimentos e expor da melhor maneira possível. Já providenciamos o atendimento de algumas demandas de estrutura física que precisam se adequar e logo que as aulas do semestre letivo terminarem, será iniciada uma reforma no campus II. Além disso, temos também um plano de expansão da universidade, com a pretensão de abrir cursos em outros municípios, como Paraíso, Palmas e na região do Bico do Papagaio. Mas toda essa discussão está ainda em fase embrionária”.
Benfica destacou que “existe hoje, por parte do Governo Federal, um entendimento voltado para a abertura de novas vagas e ofertas de cursos de Medicina em instituições de ensino superior em todo o país, sendo elas as públicas federais, estaduais, municipais e privadas”, frisou.
Conforme a reitora Sara Falcão já foi protocolado o pedido do plano de expansão da UnirG para três cidades no Tocantins junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). “No entanto, o pedido de credenciamento neste momento foi solicitado apenas para o campus de Paraíso/TO com a intenção de levar Medicina e outros cursos” afirmou.
Sara Falcão destacou ainda que “além de estarmos buscando melhorar a estrutura física, também estamos investindo para adequar o nosso corpo docente, mostra disso é a recente realização do concurso público para professores. Estamos trabalhando arduamente para diminuir as despesas e aumentar a captação de receita, diante disso, pedimos aos estudantes um voto de confiança para que possamos atender as necessidades da instituição como um todo e proporcionarmos melhoria da qualidade de ensino em um tempo breve”.
O presidente frisou também que a medida de ofertar os novos campus possibilitará o crescimento da Instituição. “Teremos apoio dos governos municipais e isso não afetará a estrutura dos cursos nos campi de Gurupi. Teremos aumento da receita que possibilitará o crescimento da Instituição, para que ela continue desempenhando o seu papel social para a comunidade”, afirmou Benfica.
Sara Falcao frisou ainda que “a Instituição agora se mantém como universidade e precisa se expandir para os próximos cinco anos, trazendo programas de mestrado e criando novos cursos. A previsão é de serem criadas em Gurupi já no próximo ano as graduações em Medicina Veterinária e tecnólogo em Estética. Temos que aumentar a captação da receita da Instituição para que ela continue ajudando muitas pessoas e se consolide no Estado e no Brasil”, concluiu a reitora.