Dezenas de mulheres participaram de treinamento em Técnicas de Defesa Pessoal, ofertado pela Assembleia Legislativa nesta quinta, 5. O evento fez parte da programação da semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Ministrada pelo instrutor Leonardo Rodrigues, do Centro de Treinamento Sparta, a aula apresentou conteúdos acerca de leituras de comportamento do agressor, defesa em situações de agressão e/ou assédio, com ênfase no empoderamento feminino e defesas pessoais.
Idealizadora do encontro, Virgínia Andrade, esposa do presidente da Casa, Antonio Andrade (PTB), disse que a proposta do treinamento surgiu da necessidade de combate ao alto índice de violência contra a mulher no
Tocantins. “Que isso a que assistimos hoje nos motive a buscar formas eficazes de defesa”, alertou.
A funcionária Vanessa Borges foi uma das que assistiram ao treinamento. “Foi muito estimulante e me despertou para a necessidade de aprender mais. Pude ver que, com ações e métodos de defesa simples, é possível combater uma agressão direcionada a nós”, revelou.
Após o treinamento, foram sorteadas aulas extras de técnicas em defesa às mulheres presentes. Kamila Duarte Tpehl foi uma delas. “Gostei muito do que aprendi e estou mais satisfeita, ainda, porque vou poder aprofundar um pouco mais na Academia”.
Semana
A Semana da Mulher teve início na segunda-feira, dia 2, com o tema “Cidadania, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos para as Cidadãs Tocantinenses”.
A abertura foi feita pelo presidente Antonio Andrade, que ressaltou o valor da mulher nas famílias, na sociedade, e a importância da liderança feminina nas relações de trabalho e na política.
A programação foi composta por Sessão Especial, com homenagem às mulheres; dicas de como se vestir bem, valorizando a harmonia entre as cores; e Dia da Beleza, finalizando com o curso de Defesa Pessoal.