Reativado após sete anos, Femep ganha nova composição e reforça compromisso do Governo do Tocantins com o fortalecimento dos pequenos negócios no Estado
Após sete anos sem atividades, o Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas (Femep) está sendo reestruturado pelo Governo do Tocantins. A nova composição será oficialmente apresentada nesta quinta-feira, 15, às 15h, durante a programação da Agrotins 25 anos, no Pavilhão do Desenvolvimento da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
O Fórum é um espaço de diálogo entre o poder público e representantes das classes empresariais e do setor produtivo, com o objetivo de propor soluções para fortalecer os pequenos negócios no Estado. A reativação do Femep representa um esforço para simplificar processos, ampliar o acesso ao crédito, incentivar a inovação e reduzir entraves que dificultam o dia a dia de quem empreende.
“A Agrotins foi escolhida como palco dessa retomada, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, por ser o maior evento de agronegócio e inovação do Tocantins. É aqui que a economia do Estado se movimenta, reunindo produtores, investidores e empreendedores. Por isso, é o ambiente ideal para lançarmos iniciativas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios”, destacou o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima.
Os novos integrantes do Femep atuarão de forma voluntária por dois anos, representando suas instituições e contribuindo com discussões, estudos, propostas, diagnósticos e ações práticas. Um dos principais focos será garantir que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas funcione de forma eficiente, facilitando a vida dos empreendedores em todos os municípios do Estado.
O que é o Femep?
O Fórum é formado por 24 instituições, entre públicas e privadas, incluindo representantes de entidades como Sebrae, Fieto, Fecomércio, além de bancos como a Caixa e o Banco do Brasil, universidades, prefeituras e órgãos dos governos estadual e federal. Além disso, o Fórum funciona com comitês temáticos que debatem assuntos como crédito, inovação, capacitação empreendedora, legislação e compras públicas.