Secretarias de Segurança Pública e Educação discutem medidas de prevenção em conjunto com a Polícia Militar para evitar ataques em unidades escolares do estado
O Governo do Tocantins está intensificando o cronograma de ações preventivas para manter o ambiente de normalidade nas escolas do Estado. Na tarde desta segunda-feira, 17, as Secretarias de Estado de Segurança Pública e Educação, juntamente com a Polícia Militar, discutiram ações preventivas para evitar qualquer tipo de ataque em unidades escolares do Tocantins. Essas medidas foram definidas pelo Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar, instituído por determinação do governador Wanderlei Barbosa.
Durante o encontro, o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa, enfatizou que a Polícia Militar está aumentando a presença nas escolas por meio da operação Escola Segura. Nos próximos dias, mais viaturas estarão fazendo rondas, garantindo mais segurança para alunos, professores e demais funcionários nas unidades escolares. A operação Escola Segura, lançada na última quinta-feira, 13, tem como objetivo promover policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo ou repressivo, evitando crimes dentro e nas proximidades das unidades de educação.
As Secretarias de Estado de Segurança Pública e Educação estão trabalhando na efetivação de protocolos a serem adotados pela inteligência da Polícia Civil e também dentro das escolas. O secretário da SSP, Wlademir Costa, disse que muito já foi feito, mas que outros procedimentos nesse sentido serão anunciados em breve. “A ideia é massificar a presença do Estado no ambiente escolar, levando a sensação de segurança. Para tanto, estamos estabelecendo um cronograma de ações e orientando as nossas equipes”, afirmou.
O secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, ressaltou a importância da atuação integrada das forças de segurança com a educação estadual, municipal e privada para proteger todos os alunos do Estado do Tocantins. Ele afirmou que o momento de discussão foi importante para construir soluções para prevenir a violência nas escolas do Estado.
O Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar tem participação da SSP, da Seduc e da PMTO e está alinhando ações na prevenção de casos de violência nas escolas tocantinenses. Durante o lançamento do Comitê, o governador Wanderlei Barbosa determinou que os órgãos estaduais empreguem todos os recursos necessários em atividades integradas de prevenção, como o reforço policial e a ampliação na contratação de psicólogos para todas as unidades escolares estaduais.
Com a intensificação das ações preventivas, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a segurança nas escolas do Estado, mantendo um ambiente saudável e acolhedor para estudantes, professores e funcionários.