Pacientes com câncer de mama, amigos, familiares e todos que queiram se engajar em campanhas pela prevenção dessa doença têm um compromisso na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, a partir das 16 horas, quando acontece a 1ª Pedalada Rosa em Tocantínia.
O evento está inserido na programação de aniversário de 66 anos de emancipação política do município, por isso, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação estará realizando a 1ª Pedalada Rosa, com saída da Praça Valperino Gomes, no centro da cidade.
Haverá sorteios de brindes e as 100 primeiras inscrições que podem ser feitas pelo telefone 98499-3805, terão direito a camisetas do evento.
A secretária de Saúde de Tocantínia, Maria Zenite Cardoso Moura, explica que com a chegada do mês de outubro, acontece em escala mundial o movimento Outubro Rosa que suscita diversas ações relacionadas a campanhas de prevenção contra o câncer de mama ao redor do mundo.
“A Campanha Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O Brasil aderiu anos depois, e hoje é algo indispensável. E Tocantínia não poderia ficar de forma desse movimento”, destacou a secretária Maria Zenite.
Casos
No Tocantins, conforme dados da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, em 2019 iniciaram tratamento no Hospital Geral de Palmas (HGP) 36 mulheres com diagnóstico de câncer do colo do útero e 73 pacientes com câncer de mama. Em Araguaína, no Hospital Regional de Araguaína (HRA) foram atendidas 95 pacientes com câncer de mama este ano.