Testes com Câmera Policial Body Cam são realizados pela PMTO

logo

Conecte conosco

Testes com Câmera Policial Body Cam são realizados pela PMTO

O uso do equipamento de Viodevigilância faz parte de um conjunto de projetos de Leis Federais que seguem em processo de aprovação desde 2003 na Câmara dos Deputados.

Entre os dias 07 de abril e 05 de maio, a Polícia Militar do Tocantins realizará testes operacionais com equipamento “BodyCam” (Câmera Corporal), nas unidades de policiamento do estado. O teste tem o intuito de subsidiar a tomada de decisão quanto à possível aquisição e implantação do sistema na instituição.

Foram cedidas no total de 10 câmeras pela empresa Motorola, com objetivo de experimentar o uso da Videovigilância Corporal no policiamento cotidiano. O teste irá acontecer nas unidades do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), 5º BPM, 6º BPM, 8º BPM, Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e no Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED).

O Chefe da Assessoria Técnica de Informática e Telecomunicações (ATIT), Tenente-Coronel Moisés Mecena Barbosa Neto afirma que esta iniciativa é muito importante no aprimoramento da instituição. “O uso de Bodycams hoje é uma tendência mundial e que são exigidas pelos órgãos de controle externo, já é utilizada em São Paulo e no Rio de Janeiro, é um tipo de tecnologia que é benéfica tanto pro policial quanto para a sociedade, ajudando também na redução de alguns tipos de ocorrências, como o desacato.” Afirmou.

Do uso da Tecnologia no Policiamento

As câmeras corporais foram inicialmente introduzidas por volta de 2005, no Reino Unido, sendo aderidas posteriormente, em 2014, pelos Estados Unidos, a proposta é ajudar no policiamento das forças de segurança, favorecendo a transparência.

No Brasil, diversos Projetos de Leis Federais sobre o assunto foram criados a partir de 2003, que regula a utilização da Videovigilância pelas forças de segurança, porém seguem em trâmites, sem previsão de serem aprovadas.

As leis permitirão o monitoramento on-line, gravação e backup da vigilância de câmeras para captação e registro de imagens e sons no interior e exterior dos veículos e também acoplada nas fardas dos Policiais Militares, além de contar também com sistema de GPS. O teste irá ajudar a instituição na futura aquisição do equipamento pela PMTO.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA