Ao todo, nove cidades do Estado participaram da dinâmica que aborda empreendedorismo e inovação
Para promover o debate sobre o desenvolvimento de ideias por meio da inovação e da conexão empreendedora, o Sebrae Tocantins realizou em nove cidades do Estado, a 10° edição do Startup Day. O evento, que tem parceria com instituições de ensino superior, empresas e prefeituras municipais, reuniu aproximadamente dois mil participantes.
Araguaína, Porto Nacional, Gurupi, Paraíso, Dianópolis, Augustinópolis, Silvanópolis e Colinas do Tocantins também realizaram o Startup Day. A analista do Sebrae Adelice Novak, que coordena o projeto, ressalta que o evento é uma oportunidade de tirar o sonho do papel e desenvolver uma startup que visa a inovação para atender demandas emergentes no mercado. “Todo esse movimento nos coloca como referência nacional, não apenas nos números, mas nos resultados, com cases de sucesso e histórias que podem transformar a realidade de muita gente”, enfatiza.
O Startup Day é um evento de destaque no calendário local, projetado para promover e celebrar o empreendedorismo e a inovação. Com foco em empresários e estudantes do ensino médio e superior, a iniciativa busca uma plataforma aberta para a troca de ideias, experiências e conhecimentos voltados para o universo empreendedor.
A programação deste ano envolveu palestras, cases de sucesso e exemplos de atividades inovadoras. Além disso, em cada cidade do Tocantins houve a realização de painéis de discussão e sessões interativas de talk-show, todas lideradas por especialistas da área.
Em 2023, o Startup Day atraiu quase 16 mil pessoas em todo País, esteve presente nos 26 estados e no Distrito Federal e contou com 100 palestrantes voluntários.
O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala. Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador, apresentar a experiência Sebrae de atendimento às startups em todo Tocantins e empoderar os gestores em atuação regional.
Cristina Mieko, gestora das Startups do Sebrae Nacional, pontua que as startups buscam, através de uma identificação de um problema real, trazer soluções de mercado. E por acreditar na importância e potencialidade do debate a respeito desses modelos de negócios, a técnica ressalta a importância que o Startup Day tem no Brasil e no Tocantins. “No Tocantins a gente teve o ano passado três cidades participantes e neste ano tivemos o triplo. Ou seja, a gente fica muito feliz porque não se faz nada grandioso sozinho e temos que mostrar por meio do Startup Day esse tipo de empreendedorismo que transforma, que vai ajudar o nosso País a superar os desafios tecnológicos relevantes, por meio desse empreendedorismo que resolve problemas legítimos”, salienta.
Sobre
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.